A Universidade Federal da Bahia (UFBA) empossou, na manhã desta terça-feira (02), a nova direção da Faculdade de Comunicação (Facom). Os professores Washington José de Souza Filho e José Roberto Severino assumiram, respectivamente, os cargos de diretor e vice-diretor para o mandato que vai até 2029.
A cerimônia, realizada na Sala dos Conselhos Superiores da Reitoria, no bairro do Canela, contou com mesa composta pelo reitor Paulo Miguez, pelo vice-reitor Penildon da Silva Filho, pelo diretor que encerrou o mandato, Leonardo Costa, além dos novos dirigentes da unidade acadêmica.
Em um discurso emocionado, Washington destacou o seu compromisso com a continuidade do projeto acadêmico e o fortalecimento da Faculdade. “O mandato nosso, meu e de Beto, defende a continuidade como princípio para manter o processo que consolidou a Facom, a partir da transformação em unidade autônoma, separada da antiga EBC, em 1987, com cursos de graduação de Jornalismo de Comunicação, além de pós-graduação, pioneiro no Norte e Nordeste, bem avaliados, sempre entre os mais destacados do País ”, ressaltou.

A nomeação de Washington, que já integrou a direção do Sinjorba, é recebida com orgulho pela categoria. Ao longo de sua trajetória, ele se destacou pela defesa do jornalismo, pelo compromisso ético e pela permanente valorização dos trabalhadores da comunicação.
“A Facom ganha um diretor comprometido com o futuro do jornalismo e com a formação de profissionais capazes de transformar a realidade. Washington honra a tradição crítica da UFBA e inspira nossa categoria pela seriedade, pela ética e pela dedicação à comunicação pública e de qualidade. Sua presença à frente da Facom reforça o caráter crítico e socialmente comprometido da formação em comunicação na UFBA”, ressalta a presidenta do Sinjorba, Fernanda Gama.
Professor associado, jornalista, pesquisador e referência na área, Washington acumula décadas de contribuição à comunicação na Bahia. O Sinjorba deseja à nova direção uma gestão produtiva, marcada pelo diálogo permanente e por avanços significativos para estudantes, docentes e para o futuro do jornalismo no estado.
Representaram o Sinjorba na cerimônia a presidenta Fernanda Gama e os diretores Moacy Neves, Ney Sá, Isabel Santos e Mônica Bichara.



