A Inteligência Artificial é o debate no momento também no Jornalismo. E para debater o assunto, o Sinjorba promove uma roda de conversa com o professor Victor Zamberlan, pesquisador do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia, Educação e Criatividade (LECOTEC) da Unesp. A palestra-debate será no dia 17 de setembro, com entrada gratuita, na Casa do Artesanato da Bahia (Porto da Barra), às 18h. Não é necessário inscrição.
Em conversa conosco, Zamberlan declarou que está animado para essa troca de ideias e espera que no dia 17 de setembro possamos explorar o que vem adiante nesse campo. “Será um prazer dividir a mesa de discussões para refletirmos sobre as transformações do jornalismo e o futuro da nossa profissão em tempos de inteligência artificial”, disse o professor.
Sua palestra terá três eixos. Primeiro, falará da evolução e contexto de Inteligência Artificial, seguido das oportunidades de IA no Jornalismo e os desafios de nossa categoria com o uso da tecnologia em nosso campo.
Na primeira parte de sua palestra ele pretende explorar como a Inteligência Artificial evoluiu até se tornar uma tecnologia capaz de influenciar profundamente diversas áreas, especialmente o jornalismo. “Entenderemos o contexto que levou a IA a se integrar ao nosso campo de trabalho e como ela está transformando a forma como produzimos e consumimos notícias”, diz ele.
Em seguida, Victor Zamberlan abordará as oportunidades que a IA oferece para nossa profissão. Desde a automação de tarefas repetitivas até a personalização de conteúdo para diferentes públicos. “Veremos como essas inovações podem otimizar nosso trabalho e abrir novas possibilidades para o jornalismo”, ressalta.
Por fim, Zamberlan nos convocará a refletir sobre os desafios que surgem com o uso dessa tecnologia em nosso campo. “Questões éticas, a transparência na produção de conteúdo e o papel do jornalista em um ambiente cada vez mais automatizado são pontos cruciais que precisam ser debatidos para garantir que a IA seja utilizada de maneira responsável e que continue a servir ao público com integridade e credibilidade”, conclui.
Quem é
Victor Zamberlan é jornalista, graduado na Universidade Estadual Paulista (Unesp), Mestre em Comunicação e Doutorando em Mídia e Tecnologia. Atua em pesquisas com foco em Mídia, Inteligência Artificial, Arranjos Criativos Locais e Cultura Inovativa. É membro do Laboratório de Estudos em Comunicação, Tecnologia, Educação e Criatividade (LECOTEC) da Unesp. Atualmente, desenvolve o projeto de pesquisa “Desenvolvimento Local Impulsionado por IA: Impactos e Estratégias para Arranjos Produtivos Locais”, financiado pela CAPES, e colabora no projeto “Políticas de Comunicação para IA em organismos multilaterais e Brasil: desafios para a governança global”, financiado pelo CNPq.