Home SinjorBA 4° Jornada de Mulheres do Sinjorba inicia neste 8 de março

4° Jornada de Mulheres do Sinjorba inicia neste 8 de março

O evento, promovido pela Comissão de Mulheres do Sinjorba, contará com Marcha 8M e Roda de Conversa - Lute Como uma Jornalista e Combata a Violência de Gênero

por Fernanda Gama

Começa nesta quarta-feira, 8 de março – Dia Internacional da Mulher, a 4° Jornada de Mulheres do Sinjorba. A programação terá início com a participação na Marcha 8M, a partir das 13h, no Largo da Lapinha, seguindo em caminhada até o Pelourinho.

Já na sexta-feira (10), a Comissão de Mulheres do Sinjorba promove a Roda de Conversa – Lute Como uma Jornalista e Combata a Violência de Gênero, para discutir medidas de combate e de emponderamento da luta no exercício profissional. O evento será realizado no Auditório Samuel Celestino, da ABI-Bahia (Rua Guedes de Brito, 1 – Edf. Ranulfo Oliveira – Centro), a partir das 14h, com a participação da presidenta da Fenaj, Samira de Castro, e das jornalistas Tarsilla Alvarindo, Priscilla Pires e Alana Rocha.

Também participam da Jornada de Mulheres, a defensora pública titular da 5ª DP de Defesa da Mulher, Izabel Martins do Carmo, a comandante da Ronda Maria da Penha, major Tereza Raquel, e a diretora de Departamento de Polícia Metropolitana, delegada Cristiane Inocência Xavier Rodrigues Coelho.

Para a coordenadora da Comissão de Mulheres do Sinjorba, Isabel Santos, o debate sobre os problemas enfrentados pelas jornalistas no exercício da profissão é necessário. “Queremos dar um basta à violência que atinge as profissionais da imprensa. É inadmissível constatar que mais de 18 milhões de mulheres brasileiras foram vítimas da violência no último ano. São mais de 50 mil vítimas por dia, o que representa um estádio de futebol lotado, como aponta o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, por meio do Instituto Datafolha. Queremos dizer um grande Não à violência de gênero e esperamos reunir um grande número de colegas para esse momento ímpar”, ressalta Isabel.

A 4° Jornada de Mulheres do Sinjorba marca o retorno da Comissão às atividades presenciais, que haviam sido interrompidas devido à pandemia. “Retomamos a jornada presencial com um tema tão delicado e importante, como a violência de gênero. Infelizmente, mulheres são vítimas, diariamente, de várias formas de violência, seja nas ruas, em casa ou no ambiente de trabalho, onde passamos por assédio moral, sexual, discriminação e desigualdade salarial. Por isso, além da discussão, é preciso entender e combater todos esses tipos de violência, cobrando das autoridades competentes a devida apuração e punição dos responsáveis pelo crime”, destaca a vice-presidente do Sinjorba, Fernanda Gama.

A Roda de Conversa ainda contará com a apresentação do Relatório de Violência contra Jornalistas, pela presidenta da Fenaj, Samira Castro, que vai participar de forma virtual.

Para realização do evento, o Sinjorba conta mais uma vez com o apoio da ABI-Bahia, além das empresas Spavo – Espaço de Cura e Consciência, Intimidade Moda Íntima e Sex Shop, Clínica Vertebralle e Stoli Intimates, que farão sorteio de brindes para as mulheres presentes.

Confira abaixo a programação da Roda de Conversa
14h – Momento lúdico e de relaxamento com os stands do Espaço de Cura e Consciência e Desejo e Intimidade Moda Íntima e Sex Shop. Sorteio de brindes.
15h – Roda de Conversa com apresentação do Relatório de Violência contra Jornalistas e depoimentos de jornalistas convidadas.
16h – Coffe Break
16h30 – Roda de Conversa com entidades convidadas.
17h30 – Encerramento da Roda de Conversa.
18h – Coquetel de Encerramento.