Home SinjorBA Mulheres do Sinjorba e da Fenaj apoiam colegas do Surte/Uesb

Mulheres do Sinjorba e da Fenaj apoiam colegas do Surte/Uesb

por Sinjorba

Em reação à situação de assédio moral denunciada por jornalistas lotadas no Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas (Surte),  na semana passada, as comissões de Mulheres do Sinjorba e da Fenaj emitiram nesta segunda-feira (6) uma Nota de Apoio a ser encaminhada à categoria como um todo e à instituição sob suspeita, a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Pelo menos três profissionais denunciaram ao Sindicato práticas de perseguição, alienação profissional, descredibilização, intimidação, isolamento nos grupos de trabalho, intransigência com a divergência de opinião e/ou método de trabalho, além de transferências unilaterais para outros setores da Universidade.

Acionada pelo Sinjorba, a Uesb pôs em dúvida as alegações, inicialmente não demonstrou interesse em investigar e só na terça (07), seis dias após as denúncias virem a público, anunciou abertura de procedimento investigatório.

Leia abaixo a NOTA DE APOIO SINJORBA FENAJ na íntegra.

NOTA DE APOIO

A Comissão de Mulheres do Sinjorba e a Comissão de Mulheres da Fenaj vêm, por meio desta, prestar solidariedade às jornalistas alvo de assédio moral na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Ao menos três profissionais lotadas – duas mediante processo seletivo e uma terceirizada – no Sistema Uesb de Rádio e TV Educativas (Surte) denunciaram ao Sindicato práticas de perseguição, alienação profissional, descredibilização, intimidação, isolamento nos grupos de trabalho, intransigência com a divergência de opinião e/ou método de trabalho, além de transferências unilaterais para outros setores da Universidade.

De acordo com as denunciantes, o ambiente tóxico de trabalho atingiu o ápice em meados de 2022 e é motivado por divergências pessoais entre a direção e os colaboradores, independentemente de gênero.

Além de se solidarizar com as companheiras, a Comissão de Mulheres do Sinjorba e a Comissão de Mulheres da Fenaj vêm a público manifestar estranheza ante o posicionamento da Uesb, que, em resposta ao Sindicato, deixa claro que não vai abrir investigação para ouvir as denúncias e apurá-las. No nosso entendimento, esse tipo de reação sugere, não apenas uma injustificável omissão, como um condenável ato de cumplicidade.

No dia em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, esta comissão reitera seu apoio às companheiras da Uesb e se coloca à disposição para marcharmos juntas contra a mordaça, a força e a opressão.

#EstamosJuntas
#OpressoresNãoPassarão

COMISSÃO DE MULHERES DO SINJORBA
COMISSÃO DE MULHERES DA FENAJ

Salvador, 08 de março de 2023

Publicações Relacionadas