Home SinjorBA Parceria com Agência de Notícias das Favelas reforça campanha PEC do Diploma

Parceria com Agência de Notícias das Favelas reforça campanha PEC do Diploma

por Sinjorba

Seguindo com a campanha pela aprovação da PEC do diploma, o Sinjorba reforçou a importância da mobilização de toda a sociedade nesse sentido, em reunião da Agencia de Notícias das Favelas (ANF), no sábado (20), no Bairro da Paz. Na oportunidade, foi feito um relato sobre as atividades que vêm sendo desenvolvidas pela Fenaj, Sinjorba e demais sindicatos de jornalistas de todo o país, para que a obtenção do diploma volte a ser uma exigência para o registro e o exercício profissionais.

Para o jornalista Ney Sá – que representou o Sindicato na reunião -, a decisão do STF que, em 2009, determinou o fim da exigência do diploma, “mais que um equívoco, foi resultado de um poderoso lobby de grandes empresas de comunicação, para fragilizar a categoria, retirar direitos e rebaixar salários, com reflexos danosos para toda sociedade”.

Vários participantes deste encontro ressaltaram que a formação acadêmica do jornalista é fundamental para estruturar a ética profissional, base sobre a qual deve se assentar a melhor técnica de apuração e checagem dos fatos, colocando sempre em primeiro lugar o interesse social e o direito da sociedade à informação de qualidade e com credibilidade.

A exigência do diploma de jornalismo para o exercício profissional foi também apontada como muito importante no combate às fake news. O bom jornalismo fortalece a credibilidade dos veículos de comunicação e dá segurança à sociedade que precisa de informações confiáveis para o melhor convívio e a tomada de decisões que alavancam os avanços sociais.

Essa atividade em parceira com a ANF fortalece as ações do Sinjorba no âmbito da comunicação comunitária. A reunião do dia 20 de maio contou ainda com a participação de representações de universidades públicas (UFBA, UNEB e UFRB), Instituto Apompaz, Fórum de Entidades Permanentes do Bairro da Paz e da Intercom – Pesquisadores em Comunicação.