Home SinjorBA Pensando o futuro: oficina Jornalismo & Inovação acontece neste sábado (20)

Pensando o futuro: oficina Jornalismo & Inovação acontece neste sábado (20)

Com vagas esgotadas em menos de 24 horas, capacitação promovida pelo Sinjorba enfoca temas como GPT-4, Web 3.0 e blockchain

por Sinjorba

A comunicação está no centro da revolução tecnológica que transformou o mundo nos últimos 15 anos. Para o jornalista, que tem como tarefa observar e reportar a realidade, essa mudança impactou não apenas as ferramentas usadas para contar histórias mas, também, as próprias pautas que viram notícias que envelhecem em cada vez menos tempo.

Seguindo seu compromisso de apoiar jornalistas da Bahia na sua atividade, o Sinjorba vem, desde o ano passado, promovendo atividades de capacitação com foco nas transformações tecnológicas. Em segunda edição, agora presencial, a Oficina Jornalismo & Inovação foi estruturada para que profissionais e estudantes tenham familiaridade com temas como inteligência artificial, GPT-3 e 4, blockchain, criptoativos, VR/AR e tantas outras.

As vagas para esta edição foram esgotadas em menos de 24 horas. “Isso demonstra o quanto jornalistas baianos estão interessados em se debruçar sobre esses temas, como pautas ou para fazer melhor uso dessas ferramentas que já mexem profundamente com a relação de trabalho na profissão”, destaca Moacy Neves, presidente do Sindicato. A entidade estuda abrir novas turmas para atender à demanda.

“Nunca a adaptabilidade foi uma característica tão necessária quanto hoje. Jornalistas, pela natureza da nossa atividade, temos muitas das habilidades que têm alto valor no cenário atual, mas perdemos espaço porque falta essa ponte para sermos os primeiros adotantes em cada uma das novas ondas. Espero que possamos começar a mudar isso”, avalia Gabriela de Paula, editora-chefe da Ayoo, especialista em tecnologia e inovação, facilitadora da oficina.

Com patrocínio da Bahiagás (Companhia de Gás da Bahia), a capacitação presencial e gratuita que acontecerá neste sábado (20) tem apoio da Fenaj e da Escola Baiana de Comunicação.

Publicações Relacionadas