A diretoria da Associação Bahiana de Imprensa recebeu nesta terça (09), na sede da entidade, a vice-presidente do Sinjorba, Fernanda Gama e a presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Samira de Castro, para apresentar o “Protocolo Antifeminicídio: Guia de boas práticas para a cobertura jornalística”.
O documento, produzido pela entidade, tem como objetivo orientar os jornalistas na apuração e produção de notícias relativas a crimes contra a mulher, e tem o apoio institucional do Sinjorba e da Fenaj.
“Essa é uma importante iniciativa para a qualificação do jornalismo baiano e nacional. Para além de apenas apontar as falhas na cobertura da violência fatal contra as mulheres, a publicação se propõe a ser uma fonte de consulta rápida e propositiva para acabarmos com preconceitos e situações que revitimizam as mulheres”, declara Samira de Castro, presidente da Fenaj.
Jaciara Santos, diretora de Comunicação da ABI e membro da Comissão de Ética do Sinjorba, explica que o guia também reforça a importância de os profissionais de imprensa conhecerem as consequências legais das diferentes formas de violências contra a mulher. “Esperamos que esse material sirva de orientação para os colegas jornalistas no sentido de qualificar o noticiário sobre violências de gênero que têm como ápice o feminicídio”, ressalta Jaciara
A vice-presidente do Sinjorba, Fernanda Gama, elogiou a iniciativa da ABI e reiterou o apoio do Sindicato. “Acredito que esse guia será muito útil no cotidiano jornalístico. Precisamos noticiar com responsabilidade social, sem reproduzir estereótipos utilizados para justificar o crime, colocando sobre as vítimas a responsabilidade pela violência que sofreram”, afirma Fernanda.
O “Protocolo Antifeminicídio: Guia de boas práticas para a cobertura jornalística” será lançado no final de abril – como parte das comemorações do mês do jornalista. O material será enviado para os veículos de comunicação e disponibilizado para consulta nos sites da ABI-BA, Sinjorba e Fenaj.
Também participaram da reunião o presidente da ABI, Ernesto Marques, a 2ª vice-presidente Suely Temporal, e a 1ª secretária Amália Casal.