O Sinjorba realizou na quinta (25) e sexta (26), em Vitória da Conquista, uma série de agendas para debater a organização dos jornalistas no município e a luta pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 206/2012, que restabelece o diploma de nível superior em Jornalismo como critério para ingresso na profissão.
A programação começou na quinta (25) com visita à UESB. Os dirigentes do Sindicato – Moacy Neves (presidente), Fernanda Gama (vice-presidente) e Helisson Santos “Helinho” (diretor regional Sudoeste) – passaram em três turmas do curso de Jornalismo, apresentando aos estudantes e professores o momento atual da luta da PEC do Diploma. O Sinjorba foi acompanhado pela professora Carmen Carvalho e a coordenadora do Centro Acadêmico, Nicole Prado.
Depois da UESB aconteceu uma reunião com o presidente da Câmara, Hermínio Oliveira, quando apresentamos a luta pelo diploma e solicitamos seu apoio. De imediato, ele se comprometeu em construir um documento do legislativo conquistense para ser enviado aos 39 deputados federais baianos e ao presidente da Câmara Federal, Artur Lira (PP-AL). Propôs também que usássemos a Tribuna Livre da Casa, na sexta (26). Atendendo a sugestão, o presidente do Sinjorba, Moacy Neves, fez uso do espaço no dia seguinte, falou da luta dos jornalistas em defesa da PEC e defendeu a importância da formação para a prática do Jornalismo.
A agenda da entidade em Conquista contou também com visitas às redações da própria Câmara de Vereadores, da Prefeitura da cidade e da TV Sudoeste, além de entrevistas em rádios locais. Em todas as oportunidades, os dirigentes do Sinjorba explanaram sobre as ações da entidade e tiraram dúvidas dos colegas sobre os pontos abordados.
Na noite de quinta aconteceu ainda um encontro com a categoria, na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil. Na oportunidade, o Sinjorba falou sobre as lutas atuais, a necessidade de ampliar a organização dos jornalistas e a filiação à entidade, além do debate em torno do PL das Fake News (PL 2630) e da remuneração de conteúdo pelas big techs (PL 2370).