Home SinjorBA Assembleia aprova pauta e jornalistas iniciam Campanha Salarial 2023

Assembleia aprova pauta e jornalistas iniciam Campanha Salarial 2023

por Fernanda Gama

Na segunda (24) os jornalistas baianos se reuniram em assembleia no auditório do Sindae, em Salvador, para discutir e aprovar a pauta de reivindicações da categoria para a Campanha Salarial 2023. No mesmo dia aconteceram as assembleias dos trabalhadores do Correio, A TARDE, Massa e Tribuna da Bahia. Durante o mês de maio o Sindicato realizará as assembleias de outros segmentos da categoria para debater as pautas específicas.

Foram aprovados os pontos que comporão a pauta-base de reivindicações, que será apresentada a todos os contratantes dos serviços de jornalismo. Nos próximos dias o Sinjorba notificará todos os empregadores e solicitará abertura de negociações. No caso das empresas jornalísticas onde já existe um acordo coletivo, a pauta será adaptada com os pontos específicos. Onde ainda não há entendimento anterior, serão construídas as pautas a serem apresentadas.

É a primeira vez nos anos recentes que uma campanha salarial dos jornalistas acontece de maneira unificada. Os contratantes não se organizam em entidades para imporem a divisão da categoria e assinar acordos rebaixados. “Nós vamos virar este jogo e vamos exigir negociação e onde houver dificuldade vamos acionar o Ministério Público do Trabalho e a Superintendência Regional do Trabalho, para mediarem os entendimentos”, diz o presidente do Sinjorba, Moacy Neves. Onde, mesmo assim, não houver discussão, vamos entrar com dissídio na justiça.

Pauta de Reivindicações
– Reajuste – IPCA (maio/22 a abril/23)
– Aumento real – 4%
– Piso Salarial do Sindicato – 5 horas (R$ 4.331,20)
– Auxílio home office de 40% do salário mínimo
– Tíquete-refeição para jornadas acima de 5 horas
– Acordo com o Sindicato para jornadas de 6 e 7 horas
– Jornada de 4 horas na contratação de estagiários
– Estabelecimento de regras e pagamento de contrapartida para a ação multitarefas
– Fim das notificações ao trabalhador através de aplicativos de mensagens fora de sua jornada de trabalho
– Contratação de jornalistas apenas com registro profissional