Home SinjorBA Quinteto de Sopros da UFBA retorna à Série Lunar na ABI

Quinteto de Sopros da UFBA retorna à Série Lunar na ABI

por Sinjorba

Nesta quarta-feira, 3 de maio, Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) vai receber um concerto especial do Quinteto de Sopros da Universidade Federal da Bahia. O projeto, que é fruto de uma parceria entre a Associação e a Escola de Música da UFBA. A apresentação acontece às 19h, com entrada gratuita.

O Sinjorba parabeniza a ABI pela iniciativa, que contribui com a popularização da música erudita, especialmente em apresentações como esta, que destacam a música brasileira de concerto, presença marcante no repertório do Quinteto.

O Quinteto de Sopros da UFBA foi formado na década de 50, no período de criação dos “Seminários Internacionais de Música”, tendo em suas antigas formações professores da EMUS. A formação atual é composta por funcionários músicos da Orquestra Sinfônica da UFBA (OSUFBA), almejando que o quinteto se torne um dos grupos de câmara estáveis da instituição de ensino.

Sob a liderança do flautista Antônio “Tota” Portela, o grupo conta com outros músicos premiados e com formação nacional e internacional: Celso Benedito (trompa), Gustavo Seal (oboé), Hudson Ribeiro (clarinete) e Bruno de Souza (fagote), formado na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O Quinteto procura sempre levar ao público um repertório versátil, contemplando diferentes compositores, estilos e culturas.

Nesta noite, o Quinteto vai interpretar obras de compositores como Mozart, Villa-Lobos e György Ligeti, por ocasião do seu centenário de nascimento, em 28 de maio de 1923. Ligeti é considerado um dos mais notáveis compositores de música erudita do século XX.

 

SERVIÇO

Quinteto de Sopros da UFBA – Série Lunar 2023

Dia: 03 de maio.

Hora: 19h.

Local: Auditório Samuel Celestino – 8° andar do Edifício Ranulfo Oliveira, Rua Guedes de Brito, 1 – Praça da Sé, Centro Histórico de Salvado.

Entrada gratuita.