Home SinjorBA Avaliação para registro de repórter fotográfico reuniu 17 candidatos

Avaliação para registro de repórter fotográfico reuniu 17 candidatos

por Fernanda Gama

A diretoria do Sinjorba concluiu neste final de semana, com a prova prática, o curso com 17 candidatos promovido pela entidade para a concessão do registro de repórter fotográfico. O processo foi composto de aula teórica online e de aulas práticas supervisionadas em Salvador e Vitória da Conquista, além de prática fotográfica pelos candidatos em Ilhéus e Conceição do Coité.

Coordenada pela premiada repórter fotográfica e professora Margarida Neide, ex-diretora do Sinjorba, a atividade contou com a supervisão e apoio dos atuais diretores Elói Corrêa, Arisson Marinho, de Salvador, e Edna Nolasco, da regional de Vitória da Conquista, todos repórteres fotográficos.

O curso ocorreria no final de 2019, mas foi suspenso após a edição da Medida Provisória 905, de novembro de 2019, que propunha o fim do registro para jornalistas e outras 13 profissões. A MP caiu em fins de abril de 2020, mas como já estávamos em plena pandemia, que impediu a realização de atividades presenciais, a capacitação/avaliação ficou suspensa até que a diretoria do Sindicato resolveu fazê-la de maneira híbrida, neste momento.

Na sexta (11) aconteceu a aula teórica, com duração de 2 horas e quarenta minutos, ministrada por Margarida Neide, através da plataforma Zoom, em sala virtual do Sinjorba. No sábado e domingo pela manhã aconteceram as sessões práticas, nas cidades citadas. Os candidatos têm prazo até quarta (16) para enviar 10 fotos produzidas, que serão avaliadas pela professora e pelos três diretores que compõem a comissão responsável. Os aprovados deverão enviar documentação ao Sinjorba para que os processos sejam encaminhados para o Ministério da Economia, que atualmente cuida da emissão de registros após absorver as funções do Ministério do Trabalho.

Critérios técnicos

O Sindicato tem sido bastante criterioso para garantir seriedade, lisura e profissionalismo no envio de pedidos de registros de repórteres fotográficos. Por isso escolheu a professora Margarida Neide para a coordenação do processo. Com vasta experiência de ensino, no curso ela falou sobre ética, postura profissional e técnica, princípios indispensáveis para caracterizar um bom repórter fotográfico, expondo ainda sua experiência e animando os futuros colegas com histórias de sua trajetória profissional.

Dos 26 inscritos, 19 candidatos foram considerados aptos a participar da aula teórica e prática. Dois colegas não compareceram ao momento virtual, ficando então 17 colegas que participaram da prática supervisionada, que teve como pauta os impactos da Covid na vida dos baianos. Em Salvador, a atividade foi realizada no Pelourinho. Em Conquista, na tradicional feira do Bairro Brasil.