Dando continuidade à agenda de encontros com os candidatos ao Governo da Bahia, uma representação do Sinjorba reuniu-se na tarde desta quinta-feira, 22 de setembro, com o candidato do Psol, Kleber Rosa. Na oportunidade, ele recebeu, pessoalmente, das mãos da vice-presidente do Sindicato, Fernanda Gama, a carta elaborada pela entidade.
O documento, que destaca oito questões essenciais para os jornalistas baianos, contém as principais reivindicações sobre a inserção profissional nos órgãos do Estado, bem como a atenção que os governos devem ter com a liberdade e a segurança do exercício profissional no âmbito da comunicação.
Durante a conversa, Fernanda salientou que o Sinjorba está cumprindo seu papel enquanto entidade representativa da categoria, buscando a interlocução com todos os candidatos, no sentido de sensibilizá-los quanto à necessidade de que se estabeleça uma estratégia de comunicação institucional estruturada como política de Estado e não de governo, como ocorre hoje.
Os representantes do Sindicato pontuaram que entre os mais de 200 jornalistas que atuam hoje nas diversas secretarias e órgãos do governo, nenhum é concursado. Essa relação contratual – em forma de comissionamento ou outra modalidade -, mantêm os profissionais em vinculação precária, ficando à mercê do gestor a permanência na função. Dessa forma, a cada novo governo, ocorre uma descontinuidade na estratégia de comunicação institucional.
Em resposta a essa preocupação do Sinjorba, Kleber Rosa disse que é favorável à realização de concurso público, não apenas para os jornalistas, mas também nas diversas áreas em que o Estado cumpre papel fundamental, como na saúde, educação etc.
O candidato do Psol afirmou que sendo “o jornalismo um dos pilares do Estado Democrático de Direito, é fundamental que seja consolidada uma carreira para a profissão, como pressuposto para os avanços sociais que a Bahia precisa”.
Kleber comprometeu-se, ainda, em encaminhar junto ao núcleo da campanha e do seu partido todas as reivindicações elencadas no documento do Sinjorba. Ele assinalou, também, que poderá utilizar a argumentação manifesta pelo Sindicato já no próximo debate entre os candidatos que ocorrerá na TV Bahia, na próxima terça-feira, dia 27 de setembro.
Na reunião desta quinta (22), além da vice-presidente Fernanda Gama, o Sinjorba foi representado por seus dirigentes Ney Sá, Murilo Bereta e Rafael Lopes.