Home SinjorBA Comissão de Ética do Sinjorba realiza primeira reunião ordinária

Comissão de Ética do Sinjorba realiza primeira reunião ordinária

por Fernanda Gama

Comissão de Ética do Sinjorba realiza primeira reunião ordinária



A Comissão de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba) realizou, no último sábado (5), sua primeira reunião desde que foi empossada, para discutir as demandas da categoria.

O papel da Comissão de Ética do Sinjorba na apuração e julgamento de denúncia de transgressão ao Código de Ética dos Jornalistas no Estado da Bahia foi um dos principais aspectos da reunião, que também analisou a possibilidade de parcerias da Comissão com órgãos, entidades e instituições democráticas para a realização de seminários, debates ou encontros ou a participação de palestras comprometidos com a prática do bom Jornalismo. Ao longo da reunião também foi traçado um breve panorama do jornalismo na Bahia, a saber, prática; escolas de Comunicação; atuação do sindicato; filiação; jornalistas sem formação acadêmica; evolução do mercado, que exige novas áreas em Comunicação, a prática do bom Jornalismo em oposição à desinformação, que são as fake news. Dentro desse quadro foi debatida a atuação da Comissão de ética, contando com diversas sugestões, a exemplo das de Washington de Souza, na área acadêmica; de Kardé Mourão, na área sindical; de Isabel Santos, Rubens Neuton e Ari Donato nas de parcerias com instituições e entidades outras.

A próxima reunião será realizada ainda este ano, porém sem data definida. São membros da Comissão de ética do Sinjorba: Kardé Mourão (1º Titular), Levi Vasconcelos (2º Titular), Mônica Bichara (3º Titular), Washington de Souza (4º Titular), Isabel Santos (5º Titular), Arievaldo Donato (1º Suplente) e Rubens Neuton (2º Suplente).