Home SinjorBA Comissão fará diagnóstico e mapa do Jornalismo em Jequié e região

Comissão fará diagnóstico e mapa do Jornalismo em Jequié e região

por Fernanda Gama

Doze jornalistas de Jequié se reuniram com o presidente do Sinjorba, Moacy Neves, no sábado (21) e, após discutir a situação da categoria em plano local e externo, decidiram formar uma comissão para ajudar os diretores regionais da entidade, Ari Moura e Zenilton Meira, a promover o trabalho da entidade na Regional Sudeste do Sindicato. O encontro aconteceu nas dependências da Associação Comercial e Industrial de Jequié (ACIJ).

A principal tarefa da Comissão, nessa fase inicial do trabalho coletivo, será fazer um diagnóstico da situação do Jornalismo na região e construir um mapa para saber quantos jornalistas estão em atuação e onde está cada um. A ideia é a partir deste levantamento construir um programa de ação para atender as demandas da categoria e unificar a luta com os colegas das demais regionais do Estado.

O Encontro em Jequié fez parte da segunda etapa de visitas que o Sinjorba tem feito em cidades do interior para organizar a categoria e promover o XI Congresso Estadual dos Jornalistas e o 22º Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa. Os dois eventos ocorrerão simultaneamente, em Salvador, de 16 a 19 de novembro de 2023, no Hotel Sol Victoria Marina.

Moacy falou para os colegas sobre a necessidade de o Sinjorba conectar três braços da ação da categoria para alcançar resultados que melhorem o ambiente para a prática do Jornalismo e a melhoria das condições de trabalho e renda dos trabalhadores da comunicação. Para ele, é preciso que a entidade esteja alinhada com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) em torno do encaminhamento do documento “8 Pautas Prioritárias dos Jornalistas Brasileiros” e tenha um programa estadual de ação que nos unifique na Bahia, além de ter um plano de atuação local, para responder às necessidades imediatas e específicas.

Como em outros encontros, além de outros temas, os colegas criticaram a presença no mercado de aventureiros, uma parcela sem registro profissional, o que nivela o jornalismo por baixo e prejudica uma abordagem ética e responsável das notícias. Houve fortes críticas também aos critérios de distribuição das verbas publicitárias das prefeituras e câmaras de vereadores, que responde mais aos objetivos políticos dos gestores, deixando de lado o interesse público. Os colegas defenderam a necessidade de em Jequié, maior cidade da Regional Sudeste do Sindicato, termos uma secretaria de Comunicação no município, já que hoje está atrelada à Pasta de Relações Institucionais.

Ao comentar os problemas levantados pelos colegas, Moacy voltou a falar da necessidade de a categoria fortalecer as entidades sindicais para que estas sejam o instrumento da luta da categoria em nível estadual e regional. “Os jornalistas só têm o Sinjorba e a Fenaj para representá-los em suas pautas corporativas e gerais, de forma independente, sem as amarras políticas e de atuação de outras organizações”, afirmou. Para ele, só o Sindicato terá condições de negociar com empregadores, prefeitos, vereadores e demais setores para debater nossas pautas sem risco de represálias individuais, o que é muito comum em nosso segmento.

Agenda

Os eventos regionais do Sinjorba tiveram início com a realização da visita a Eunapolis e Porto Seguro, dia 06 de outubro e a reunião em Teixeira de Freitas, dia 07. Depois o Sindicato passou por Cruz das Almas (19) e Itabuna/Ilheus (20). Outros quatro encontros estão marcados até o dia 10 de novembro, (Barreiras, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Juazeiro). Outros dois devem acontecer até lá em Irecê e Alagoinhas.
– 27/10 – Barreiras (Regional Oeste)
– 30/10 – Vitória da Conquista (Regional Sudoeste)
– 09 e 10/11 – Juazeiro (Regional Norte)
– 10/11 – Feira de Santana (Regional Nordeste)