Home PEC do diploma Diploma de Jornalismo em pauta na Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados

Diploma de Jornalismo em pauta na Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados

“A importância da formação superior para o exercício do jornalismo” é tema de Audiência Pública, no dia 26 de outubro

por Sinjorba

O resgate da exigência do diploma de jornalismo para o exercício profissional será o foco da audiência pública da Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados, no dia 26 de outubro, às 14h, no Plenário 11 do Anexo II.

O tema “A importância da formação superior para o exercício do jornalismo” está proposto no requerimento da audiência, de autoria do deputado federal Amaro Neto (Republicanos/ES), jornalista por formação, que atendeu solicitação da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

Lembrando que tramita na Câmara a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 206/12), que reinstitui a obrigatoriedade do diploma de nível superior específico em Jornalismo para o exercício da profissão no Brasil, o parlamentar destaca em suas justificativas, que “questões como o domínio das práticas e o estudo da ética são produzidas, refletidas e articuladas na academia, que objetiva formar profissionais para a prestação de serviços de qualidade à sociedade”.

Ocupa Brasília pelo Diploma

A audiência pública será o ponto alto do 2º Ocupa Brasília, movimento que vai reunir dirigentes das FENAJ e dos Sindicatos de Jornalistas filiados, de 24 a 26 de outubro, na Capital federal. A exemplo da primeira atividade, realizada em abril, a Federação quer sensibilizar o Legislativo para a correção do erro histórico cometido pelo Supremo Tribunal Federal (STF), em 2009, que acabou com o único critério de acesso à profissão no país.

“A ideia é cumprir uma agenda de atividades na Câmara dos Deputados e em alguns ministérios, para dialogar sobre a necessidade de aprovação da PEC do Diploma”, afirma a presidenta da FENAJ, Samira de Castro. De acordo com ela, os representantes dos Sindicatos também farão reuniões com as bancadas federais de seus estados.

O Sinjorba está engajado nessa mobilização pela aprovação da PEC do Diploma e vem angariando significativo apoio entre os deputados da Bahia. Para o presidente do Sindicato, Moacy Neves, “a importância da formação universitária para o exercício profissional é algo vital para nossa sociedade, onde a produção de informação fidedigna e de qualidade requer muita responsabilidade”.

Leia também a matéria da FENAJ.

Publicações Relacionadas