Home SinjorBA Em Itabuna, Sinjorba participa de debate sobre Fake News

Em Itabuna, Sinjorba participa de debate sobre Fake News

por Sinjorba

A criação de um comitê permanente de defesa da profissão dos jornalistas e radialistas foi um dos indicativos do Seminário “Jornalismo do Sul da Bahia – Realidade e desafios no combate a Fake News”, ocorrido na manhã desta quinta (30), no auditório da Coopec/Sicoob, em Itabuna. O evento reuniu jornalistas, radialistas, estudantes e convidados e foi composto por duas mesas temáticas.

Uma das mesas teve a participação do presidente do Sinjorba, Moacy Neves, que debateu o tema juntamente com o senador Ângelo Coronel, presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito do Congresso Nacional, que está investigando o assunto. O seminário contou também com a participação do vice-presidente da Associação Bahiana de Imprensa, Ernesto Marques. A deputada Lídice da Mata (PSB), relatora da CPMI das Fake News, que participaria da atividade, enviou um vídeo com seu depoimento, assim como fez advogado Fábio Santos, especialista em Direito Digital, que também seria palestrante.

O comitê proposto, tem o objetivo de mobilizar em curto prazo, todo segmento da sociedade para importância do trabalho dos jornalistas e combater a crescente onda de notícias falsas nas redes sociais, que vem prejudicando a imagem do jornalista e toda a sociedade. A realização de eleições limpas no Sul da Bahia é uma das metas do comitê, que é aberto à sociedade e, pretende mobilizar, dentre outras instituições, o TRE, Ministério Público, Federação Nacional de Jornalismo, Sinapro e universidades.

Discussões

Durante o seminário, ocorreram proveitosas discussões entre os participantes.  Ernesto Marques, diretor da ABI ratificou a importância, acima de tudo por questões éticas, de combater a fake News, “que não é uma prática nova, porém, o grande avanço da tecnologia, como o uso das redes sociais e aplicativos de mensagens, viabilizou o seu crescimento e facilita a sua propagação”, disse.

Em vídeo a deputada Lídice da Mata apontou o seminário como uma das iniciativas mais importantes ocorridas hoje em toda Bahia e, destacou que a CPMI se concentra em discutir especialmente, a “desinformação”, mais conhecida com fake News, na vida da sociedade brasileira, nas eleições e no ataque à democracia e instituições democráticas, entre elas os meios de comunicação.

O senador Ângelo Coronel destacou os avanços da CPMI no combate das notícias falsas e elencou suas propostas para intensificar os resultados, dentre elas, aplicação de multas e reclusão, responsabilização às empresas, proteção aos dados pessoais, exigência do CPF ou CNPJ para os usuários em serviço de interação, Educação Digital como item obrigatório dos currículos da Educação Básica, entre outras propostas.

O presidente do Sinjorba ressaltou que o fake News já acontece há muito em grandes veículos de comunicação, mas ressaltou que o advento das redes sociais, com a utilização de modernas tecnologias de big-data ampliou o poder destrutivo e anti-democrático das notícias fraudulentas. Ele chamou a atenção para o papel que os jornalistas têm no combate a este crime, que destrói a essência da profissão.

Realização

O evento foi uma realização conjunta do Sindicado dos Jornalistas da Bahia- Sinjorba, AM3 – Assessoria e Consultoria, Associação Bahiana de Imprensa- ABI e do Sindicado das Agências de Propaganda da Bahia – Sinapro. E contou com apoio da Coopec/Sicoob, Visão Propaganda, Gráfica Mesquita, RCM Propaganda, Rede Portal Mix, Itabuna Pálace Hotel, Câmara de Vereadores de Itabuna e UniFTC, esta última nas pessoas do diretor geral, professor Kaminsky Melo Cholodovskis, professor Cristiano Lobo e do assessor e comunicação da instituição, Erivaldo Bomfim.

Reunião

Ao final da reunião, o Sinjorba reuniu os jornalistas presentes para explicar o processo de revitalização da entidade e organização da categoria no Sul da Bahia. Foi uma conversa produtiva, com manifestações de vários colegas que se colocaram à disposição para apoiar este momento da entidade, inclusive encaminhando suas filiações.