A cidade de Salvador será a sede, em novembro deste ano, do próximo Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa (ENJAI). Em sua 22ª edição, o maior fórum dos assessores de imprensa será organizado pelo Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) e pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ). Em paralelo, ocorrerá também o XI Congresso dos Jornalistas da Bahia.
A escolha da capital baiana para a realização do 22º ENJAI foi aprovada pelo Conselho de Representantes da FENAJ, em reunião realizada em abril deste ano. Mas os preparativos para o evento, que deve acontecer na segunda quinzena de novembro, começaram em janeiro, quando a Prefeitura de Salvador confirmou o apoio ao encontro nacional.
“O apoio foi dado pela secretária de Comunicação de Salvador, jornalista Renata Vidal, após encontro com a direção do Sinjorba e a presidente da FENAJ, Samira de Castro”, lembra Moacy Neves, primeiro secretário da FENAJ e presidente do Sinjorba. “A Prefeitura tem todo interesse em ser parceira dos jornalistas na realização desses encontros”, afirmou a gestora municipal à época.
O 22º ENJAI ocorrerá após seis anos desde sua última edição, que foi realizada no Espírito Santo, em 2017. “Este é um fórum específico para os debates e a organização das lutas dos jornalistas que atuam em assessorias de imprensa e de comunicação”, define Samira de Castro. A expectativa é reunir 300 participantes, entre jornalistas, estudantes, professores da área e demais interessados.
Este ano um dos grandes debates deve ser sobre a atualização do Decreto-Lei Nº 83.284/1979, que regulamenta a profissão de jornalista no país, para inclusão da função de assessor de imprensa. “Essa é uma das pautas prioritárias da FENAJ e dos Sindicatos filiados, visto que mais de 1/3 dos jornalistas brasileiros (34,9%) trabalham fora da mídia, contemplando as seguintes atividades: assessoria de imprensa ou comunicação, produtoras de conteúdo para mídias digitais ou outras ações que utilizam conhecimento jornalístico”, pontua a dirigente, citando dados da pesquisa Perfil do Jornalista Brasileiro.
A presidenta da FENAJ explica que os 31 sindicatos filiados à Federação realizam seus Encontros Estaduais de Jornalistas em Assessoria de Imprensa (EEJAIs) ou Assembleias Gerais para indicação dos seus delegados ao evento.