Home SinjorBA Exposição propicia imersão no universo de Frida Kahlo e encanta jornalistas

Exposição propicia imersão no universo de Frida Kahlo e encanta jornalistas

por Sinjorba

A oportunidade de viver uma experiência imersiva no mundo de Frida Kahlo foi viabilizada pelo Sinjorba aos jornalistas da Bahia, com desconto no preço dos ingressos. Nos dias 24 e 26 de novembro, por iniciativa da Comissão da Mulher do Sindicato, dois grupos foram formados para visitar a exposição Frida Kahlo – A Vida de um Ícone, que permanece em cartaz no Salvador Shopping até 4 de dezembro, proporcionando uma imersão profunda na trajetória da pintora mexicana, que rompeu paradigmas e superou adversidades desde a infância

“Momentos indescritíveis”, “maravilha”, “estamos encantados” foram algumas das expressões de quem participou da iniciativa. O encantamento justifica-se. É uma instalação bem cuidada, com recursos tecnológicos incríveis. Não apenas apresenta a biografia de Frida, mas o faz com sensibilidade e poesia, destacando uma mulher que se notabilizou por estar à frente do seu tempo, uma feminista engajada e empoderada, um ponto fora da curva em uma sociedade machista e conservadora.

A diretora do Sinjorba, Isabel Santos, integrante da Comissão da Mulher, que organizou as visitações, destaca como diferencial o fato de que a exposição não tem como foco reproduções de pinturas da artista. “A mostra busca apresentar a mulher Frida, seu universo pessoal, suas glórias e sofrimentos, revelando sua força na jornada de superação, na capacidade de resiliência do espírito humano”, assinala Isabel.

Experiência diferenciada

Inovadora em vários sentidos, a mostra traça a biografia de uma das principais artistas surrealistas do século XX por meio de painéis textuais, fotografias e filmes originais, ambientes e instalações artísticas digitais, além de música original criada para reproduzir os momentos mais relevantes da vida da artista, conduzindo os visitantes através da incrível história por trás do mito.

A exposição ocupa uma área de dois mil metros quadrados, onde estão instalados diferentes espaços, podendo ser percorridos no tempo que cada um quiser. Ao final do acervo principal há opção de uma experiência em RV (realidade virtual), com uso de óculos especiais e fones de ouvido que elevam a dimensão de contado do visitante com a obra de Frida a outro nível.

Os grupos do Sinjorba contemplaram também outros profissionais e familiares dos jornalistas, em função da acolhida que teve essa iniciativa.

 

Alguns depoimentos dos que fizeram a visita nos grupos do Sinjorba:

“Frida é uma persona magnética. É nessa narrativa em que a exposição caminha: intensa, atraente, expansiva, envolvente. Unir mulheres para mergulharmos no mundo. Frida foi um endosso à nossa liberdade de existir”.
Carla Bahia

“Eu já conhecia a história da Frida, mas fazer o circuito da exposição foi uma experiência inexplicável, inesquecível, indescritível. São muitos sentimentos e emoções que afloram. Fiquei tão envolvida que nem senti vontade de fotografar. Queria gravar na memória, no coração. Só não resisti a imortalizar em foto a definição sobre os instantes que mudam toda uma existência. Calou fundo em mim. Obrigada, Sinjorba, Comissão da Mulher, Isabel Santos, por me propiciarem esse instante”.
Jaciara Santos

“Tudo impressiona nessa exposição diferenciada. Recomendo muito fazer a experiência de imersão em Realidade Virtual 360 graus, ao final do roteiro principal. Quando estiver com os óculos observe tudo à sua volta, olhe inclusive pra cima e pra baixo. Repare nos detalhes dos ambientes que vai vivenciar. Tem horas que você se sente flutuando na realidade virtual. Sinjorba, mais uma vez, de parabéns pela iniciativa”.
Ney Sá

“A exposição traz, do México e por onde a artista passou, sua história, dor, luta, amores, arte, política e suas inconfundíveis cores. Mais do que um ícone estético, Frida foi e continuará sendo uma referência de existência, cujo legado jamais prescreverá na humanidade. Sinto-me honrada em ter desfrutado desse universo e grata ao Sinjorba, por oportunizar a nós, jornalistas, a experiência multisensorial que a mostra proporciona.”
Paloma Ayres

“A exposição é tão impactante quanto foi a vida dela. Captou a força de Frida e de suas obras, que são verdadeiros retratos de suas tragédias e amores. Adorei a experiência imersiva em efeitos visuais, especialmente a de realidade virtual sobre a vida da artista, como o quarto dela, o jardim da casa, a cidade de origem e vários ambientes surrealistas. Agradeço muito ao Sinjorba pela oportunidade de participar!”
Andréa Costa

“Foi sensacional viver essa experiência proporcionada pelo sindicato. A exposição foi belíssima. Realmente, uma imersão na vida de Frida. E nada melhor do que contar com o apoio dos que lutam tanto pelas nossas pautas (Sinjorba), para conhecer um pouco mais sobre cultura, sobre uma mulher gigante, ao lado de grandes colegas de profissão”.
Emilly Giffone

“Sempre que leio ou vejo algo sobre a vida Frida Kahlo, não consigo dissociar a mulher por trás da obra, abstrair só a arte. Na exposição isso fica ainda mais latente, o quanto ela era à frente no tempo. Rebelde, revolucionária, quebrando todos os padrões, indiferente às críticas… Um verdadeiro caso de superação, em vários sentidos. Valeu, Sinjorba! Acompanhar essa trajetória com amigos foi muito mais enriquecedor”.
Mônica Bichara

“Acompanhar a exposição junto com colegas e amigos, foi uma experiência inesquecível e enriquecedora. Se eu já admirava a obra e o vanguardismo da artista mexicana, agora tenho ainda mais motivos para isso, pois o evento é uma verdadeira imersão na sua trajetória. Parabenizo o Sinjorba pela iniciativa”.
Neyde Beto

 

 

SERVIÇO

O que: Exposição Imersiva Frida Kahlo – A Vida de um Ícone.

Quando: até 4 de dezembro – segunda a sábado, das 10h às 21h; domingos e feriados, das 10h às 20h.

Onde: Shopping Salvador (Avenida Tancredo Neves, 3133).

Informações e ingressos: a partir de R$ 30 – https://fridakahlosalvador.com.br/#home .

Publicações Relacionadas