Home SinjorBA Federação Internacional quer mais proteção para jovens jornalistas

Federação Internacional quer mais proteção para jovens jornalistas

por Sinjorba

No marco do Dia Mundial do Trabalho Digno (7 de outubro) a Federação Internacional de Jornalistas (FIJ) chamou a atenção para a correlação entre a produção de informação de qualidade e as condições de trabalho dignas para todos que atuam nos meios de comunicação social. Na data, a entidade lançou uma pesquisa global para avaliar as necessidades dos jovens profissionais da área.

Para a presidente da FIJ, Dominique Pradalié, a democracia requer informações confiáveis. “Nossa pesquisa é uma oportunidade única para jovens jornalistas darem sua opinião em todo o mundo”, destaca Dominique.

A FIJ sustenta que, nas últimas décadas, a precarização das condições de trabalho tem prejudicado o setor noticioso, apontando aí os baixos salários, a falta de contratos, carga excessiva de trabalho, estresse e insegurança laboral. Nesse ambiente, os trabalhadores jovens sofrem ainda mais.

A redução das redações físicas que teve início no ambiente da pandemia também contribuiu para isolar aqueles que ingressam na profissão. Soma-se a isso, ainda, os ataques aos direitos trabalhistas, as políticas antisindicais dos veículos de comunicação e as dificuldades dos freelancers em se organizarem.

A pesquisa quer ouvir os jovens jornalistas com menos de 35 anos. Os questionários, na internet, estão disponíveis em inglês, francês e espanhol, com perguntas sobre os desafios diários do trabalho e as expectativas em relação aos sindicatos.

Para responder ao questionário, clique AQUI.

Leia AQUI a matéria no site da FIJ.

Publicações Relacionadas