Home SinjorBA Fortalecer o Sinjorba é a melhor vacina para combater a precarização do jornalismo

Fortalecer o Sinjorba é a melhor vacina para combater a precarização do jornalismo

por Fernanda Gama

O Sinjorba lançou agora em abril, mês em que se comemora o Dia do Jornalista (07) e o aniversário da entidade (17), uma campanha de sindicalização e por regularização dos filiados que se encontram inadimplentes. O objetivo é convocar a categoria para fortalecer o Sindicato, hoje, o único instrumento de defesa da categoria e do trabalho decente no Jornalismo.

Os jornalistas enfrentam baixos salários, desrespeito à jornada de 30 horas semanais, contratações pejotizadas, assédio moral, sobrecarga de tarefas, entre outras mazelas. Este conjunto de problemas criou um ambiente de precarização que nivelou negativamente a relação, criando um parâmetro rebaixado de vencimentos e condições de trabalho.

Em momentos como esse, de severos ataques aos direitos dos trabalhadores e de avançada precarização do mercado de trabalho jornalístico, é fundamental ter um sindicato forte que possa defender a categoria e seu ofício. Mas, para isso, é preciso que a entidade tenha legitimidade política e condições estruturais que deem suporte à ação sindical. Para isso, é necessário ter jornalista sindicalizado e com suas contribuições em dia.

O Sinjorba é a única entidade que pode atuar na defesa dos jornalistas baianos. Não tem outra. Só que, sem estrutura administrativa e financeira é impossível ter atuação sindical compatível com a necessidade da categoria. Hoje a entidade tem apenas uma funcionária, que trabalha 5 horas diárias, haja vista que a arrecadação mensal, hoje abaixo de R$ 6 mil por mês, não permite ampliar o quadro funcional ou a jornada da colaboradora.

Em 2019 a categoria realizou um grande movimento pela revitalização do Sindicato, que passava por enormes dificuldades organizativas, de articulação política e mobilização dos jornalistas. Uma nova diretoria foi eleita para revitalizar a entidade, porém, teve 2/3 do mandato marcado pela pandemia do novo coronavírus, o que inviabilizou projetos e ações planejadas para colocar a entidade em outro patamar.

Mas nunca é tarde para começar. Neste sentindo, o Sinjorba faz uma convocação à categoria. Aos que não são filiados, convidamos à sindicalização, um passo cidadão pelo fortalecimento da luta coletiva, que, ao final, beneficia a todos individualmente. E aos que já são sindicalizados, mas estão inadimplentes, a entidade convida a se regularizar, com as condições de parcelamento oferecidas. Lembramos que em junho o Sindicato vai fazer a atualização cadastral, desligando de sua lista de sócios todos que estão com mensalidades atrasadas por mais de três anos. Leia mais aqui.