Home Cursos Impacto da transformação tecnológica no jornalismo é tema de oficina do Sinjorba

Impacto da transformação tecnológica no jornalismo é tema de oficina do Sinjorba

GPT-4, Web 3.0, inteligência artificial e blockchain são alguns dos assuntos que serão abordados na capacitação que acontecerá sábado (20).

por Sinjorba

Jornalistas estão entre os profissionais mais desafiados pela rapidez e a profundidade do impacto das transformações tecnológicas. Para contribuir com essa necessidade de atualização constante dos colegas de redação e assessoria de imprensa, o Sinjorba promoverá no sábado (20), a partir das 9h, uma oficina presencial gratuita com o tema “Jornalismo & Inovação“.

Com patrocínio da Bahiagás, a capacitação será ministrada pela editora-chefe na Ayoo, a jornalista especialista em tecnologia e inovação, Gabriela de Paula, na Escola Baiana de Comunicação. “As tecnologias emergentes, ao mesmo tempo que ameaçam a relevância de uma profissão como a nossa, também podem ser importantes aliadas da atividade jornalística. Conhecer cada uma delas abre oportunidades para que, em vez de sermos substituídos por uma máquina, possamos fazer uso delas como ferramentas voltadas ao melhor resultado do nosso trabalho”, explica ela.

Na oficina, os participantes terão informações sobre GPT-4, web 3.0 / metaverso, VR/AR (realidade virtual e aumentada), eSports, vertical videos, tecnologias de inteligência artificial generativa como Midjourney, blockchain e outras tecnologias com potencial para geração de grande impacto especialmente nos meios de comunicação. Além disso, serão realizadas dinâmicas voltadas a promover o pensamento com olhar para o futuro.

“Os desafios para os jornalistas em relação às profundas transformações são gigantescos, afinal, boa parte das mudanças está diretamente ligada à comunicação”, avalia o presidente do Sinjorba, Moacy Neves. Segundo ele, a categoria tem a responsabilidade social de levar os fatos de forma que a sociedade esteja pronta para lidar com o novo. “Esse papel aumenta a nossa necessidade de atualização constante”, conclui.

As vagas são limitadas. As inscrições gratuitas podem ser realizadas preenchendo o formulário no link https://bit.ly/jornalismoinovacao .

 

Serviço

Oficina Presencial: Jornalismo & Inovação

Sábado, 20 de maio de 2023 (das 9h às 17h).

Escola Baiana de Comunicação | Rua das Hortênsias, 896, Pituba – próximo à Praça Ana Lúcia Magalhães).

Inscrições gratuitas em: https://bit.ly/jornalismoinovacao

Vagas limitadas.

Informações: formacao@sinjorba.org.br

Realização: Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba).

Patrocínio: Bahiagás.

Apoio: Escola Baiana de Comunicação e Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

Imagem feita pela Inteligência Artificial do Canva com divulgação da Oficina Jornalismo & Inovação que será ministrada por Gabriela de Paula no dia 20 de maio, na Escola Baiana de Comunicação.

Programa do curso:

  • Evolução da Comunicação: dos grunhidos à Web 3.0.
  • Futuro da Comunicação: o mundo pós AI.
  • Buzzwords (metaverso, GPT-3, NFT, eSports).
  • Oportunidades e ferramentas para o jornalista hoje.
  • Startups de jornalismo.
  • Como pautar inovação, tecnologia e futuro.
  • O que o marketing digital pode ensinar para jornalistas.

Sobre Gabriela de Paula: jornalista com mais de 20 anos de experiência, é editora-chefe na Ayoo – ecossistema de capacitação corporativa para inovação e futuro. Em paralelo com a carreira em comunicação institucional e corporativa, Gabriela desenvolveu o trabalho em redação por 15 anos. Foi âncora e repórter na Band News FM (2005-2006/2008-2012) e apresentadora do programa Entrevista Coletiva, na Band Bahia (2010-2012). Foi apresentadora e repórter na Rádio Metrópole FM (2006-2007). Colaborou em projetos especiais do jornal A Tarde (2008-2011), foi repórter da Revista Metrópole (2006-2007) e assessora de imprensa na Secti – Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (2007-2011). Respondeu pela comunicação corporativa para Bahia e Sergipe da Telefônica Vivo (2012-2016). Dedica-se também à construção de reputação através de estratégias transversais com capacitação, produtos audiovisuais, marketing digital e publicações comemorativas, tendo atendido, por exemplo, ao CREA-BA, OAB-BA, Hospital Aliança, Maternidade Climério de Oliveira, Fórum Social Mundial 2018 e prefeituras. Tem pós-graduação em Marketing Digital, Inovação e Empreendedorismo pelo Disruptive MBA. Ministrou treinamento de executivos e elaborou discursos, mensagens-chave e outras ferramentas para pronunciamentos e entrevistas em empresas como Petrobrás, Embasa, Enel e Energisa.