Home SinjorBA Jornalista Ana Emília Ribeiro é homenageada pela Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres

Jornalista Ana Emília Ribeiro é homenageada pela Secretaria Estadual de Políticas para Mulheres

por Sinjorba

A sala onde funciona a Assessoria de Comunicação da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA) recebeu o nome de Ana Emília Ribeiro, numa homenagem póstuma à jornalista que nos deixou prematuramente, aos 38 anos, no mês novembro. Para o Sinjorba, além do justo reconhecimento à importância dos profissionais que fazem e têm compromisso com o ofício do jornalismo, vale registrar a sensibilidade da Secretaria com a iniciativa.

O descerramento da placa com o nome de Ana Emília, feita pela titular da pasta, secretária Julieta Palmeira, e pela irmã da jornalista, Carol Ribeiro, ocorreu na tarde do dia 27 de dezembro, na sede da SPM e foi acompanhada por colegas de profissão, amigos e familiares, num clima de muita emoção. A irmã da jornalista agradeceu a homenagem e a presença de todas as pessoas. “Eu não tenho condição de falar. Sou só gratidão”, disse Carol.

Destacando o quanto era querida por todas(os), a secretária Julieta Palmeira, em seu discurso, falou do profissionalismo, comprometimento e retidão de Ana Emília enquanto jornalista e cidadã engajada na luta pelos direitos das mulheres, contra o machismo e por justiça social. “Em tempos de distorção da informação, de fake news, é preciso resgatar os valores dessa profissão. Ser jornalista nesta Secretaria significa se posicionar contra as desigualdades. E Ana o fez com acolhimento, com respeito, com compromisso”, disse.

O profissionalismo e a delicadeza no relacionamento com colegas de profissão foram destaques feitos pelo diretor de Comunicação do Sindicato dos Bancários, Adelmo Andrade. “Por onde passou, Ana Emília era muito querida. Deixou como marca seu comprometimento social”.

Embora ainda jovem. a jornalista integrou a equipe da SPM-BA por quase seis anos, atuando nas redes sociais e na produção de conteúdo para o site da Secretaria. Antes, ela já havia integrado a equipe de Comunicação do Sindicato dos Bancários, do PCdoB-BA, da prefeitura de Camaçari (Região Metropolitana de Salvador) e da Assufba (Sindicato dos Técnico-administrativos em Educação das Universidades Públicas Federais da Bahia).