Home SinjorBA OAB-BA faz a entrega do Prêmio Barbosa Lima Sobrinho 2022

OAB-BA faz a entrega do Prêmio Barbosa Lima Sobrinho 2022

Sinjorba participa da solenidade, realizada nesta terça, na Faculdade de Direito da UFBA

por Sinjorba

Fernanda Gama, vice-presidente do Sinjorba, com Fátima Santana, mãe de Felipe Iruatã, vencedor na categoria fotojornalismo

 

Em cerimônia na manhã desta terça-feira (13), a Ordem dos Advogados do Brasil, seção Bahia, (OAB-BA) fez a entrega do Prêmio de Jornalismo Barbosa Lima Sobrinho 2022 aos oito finalistas nas categorias texto, foto, áudio e vídeo. Representado pela vice-presidente Fernanda Gama, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba) participou do evento, realizado no auditório da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia (Ufba), no bairro da Graça.

O prêmio homenageia o advogado, jornalista e escritor Alexandre José Barbosa Lima Sobrinho (1897-2000) e é um reconhecimento à importância do livre exercício do jornalismo e ao papel da imprensa livre. Nesta edição, foram inscritos 65 trabalhos, que versam sobre temas relacionados aos Direitos Humanos, à democracia e ao acesso a direitos. Em cada categoria foram premiados o primeiro e o segundo lugar.

Na abertura do evento, a presidente da Seccional, Daniela Borges, enfatizou o papel do jornalismo para a consolidação da democracia e ressaltou a importância do bom relacionamento entre a Ordem e entidades representativas da mídia, como o Sinjorba e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI). O jornalista Luis Guilherme Pontes Tavares, diretor da ABI, representou a entidade na cerimônia.

Coordenado pelo advogado Eduardo Rodrigues, presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-BA, o grupo de trabalho que escolheu os trabalhos vencedores reuniu dois outros representantes da instituição promotora do prêmio – a vice-presidente da Seccional, Christianne Gurgel, e Luiz Viana Queiroz, conselheiro federal da OAB – e os jornalistas Jaciara Santos, integrante da Comissão de Ética do Sinjorba, e Yuri Silva, diretor da Comissão de Direitos Humanos da ABI.

Premiados – Na categoria texto, os vencedores foram Fernanda Santana, em primeiro lugar com a reportagem “As duas mortes de um filho”, e Bruno Cardoso, em segundo, com “PMs são denunciados por morte de deficiente”. Os dois trabalhos foram publicados no jornal Correio*.

No grupo de fotojornalismo, as imagens premiadas são de Felipe Iruatã, “Morte na Gamboa”, publicada no site Metro 1, que ficou em primeiro lugar, e de Paula Fróes, autora de “Obituário do Bolsa Família”, veiculado no jornal Correio*.

A jornalista Paloma Morais, da Band News FM, cravou o primeiro lugar com a matéria “Cinco pessoas são resgatadas por dia em condições análogas à escravidão”.  O segundo lugar foi para Thaís Seixas, autora da série “Caminhos do Trabalho”, veiculado pela Rádio Educadora FM.

Já na categoria vídeo, o primeiro lugar foi conquistado pela matéria “Ocorrência de furtos famélicos mais que dobram”, da equipe Giulia Marquezini (produção), Phael Fernandes (reportagem) e Carolina Lima (edição). A segunda posição ficou para “Invasão de terrenos”, trabalho assinado pelo repórter Henrique Mendes. Os vencedores pertencem aos quadros da TV Bahia.

Todos os jornalistas premiados foram agraciados com diploma e medalha comemorativa do evento, além de um cheque – no valor de R$ 5 mil para o primeiro colocado e de R$3 mil para o segundo lugar.

Jaciara Santos entrega o prêmio a Paula Fróes, segundo lugar em fotojornalismo