Home SinjorBA Jornalistas baianos elegem delegados para o 40º Congresso Nacional da Fenaj

Jornalistas baianos elegem delegados para o 40º Congresso Nacional da Fenaj

Assembleia Geral Virtual definiu a representação da Bahia no maior encontro da categoria, que será realizado em Brasília

por Fernanda Gama

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia (Sinjorba) realizou, na noite desta segunda-feira (6), sua Assembleia Geral Virtual para a escolha dos delegados que representarão a entidade no 40º Congresso Nacional dos Jornalistas, promovido pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). O evento, que ocorrerá de 10 a 13 de dezembro, em Brasília, terá como tema “Os desafios do Jornalismo – de Gutenberg à inteligência artificial”.

A presidenta do Sinjorba, Fernanda Gama, conduziu a assembleia agradecendo a presença dos colegas e destacando o papel histórico do congresso na defesa da profissão. “Esse é um momento importante para reafirmarmos o compromisso coletivo com o jornalismo, refletindo sobre os desafios e as transformações que atravessam nossa prática profissional. É também uma oportunidade de fortalecer o Sinjorba e garantir que a voz dos jornalistas baianos esteja presente nas grandes decisões nacionais”, afirmou.

O diretor de Finanças do Sinjorba e vice-presidente da Fenaj, Moacy Neves, apresentou os informes sobre o congresso, lembrando que esta será a primeira edição presencial após a pandemia. O último encontro nacional foi realizado em 2022, de forma virtual. Ele informou que, graças ao aumento do número de filiados adimplentes, a Bahia contará com cinco delegados nesta edição, um a mais do que no congresso anterior.

“O Congresso da Fenaj é o espaço mais importante de deliberação e formulação das pautas nacionais do jornalismo. É lá que discutimos o futuro da profissão, o fortalecimento dos sindicatos e as estratégias para defender o trabalho decente para os jornalistas. Estar presente é garantir que a Bahia continue contribuindo com esse debate de forma ativa e propositiva. Realizá-lo em Brasília reforça o papel político da categoria no centro das decisões do país e, este ano, terá um simbolismo especial com a realização de um ato público na Câmara dos Deputados em defesa do piso salarial nacional e da PEC do diploma”, afirmou Moacy Neves.

Após os debates, foram eleitos por unanimidade os cinco delegados que representarão o Sinjorba no congresso: Fernanda Gama, Gabriela de Paula, Murilo Bereta, Paulo de Almeida e Ezequias da Costa. Como suplentes, foram aprovados Diego Mascarenhas, Marcela Souza e Ney Sá.

“Seguiremos firmes e unidos, levando a voz dos jornalistas da Bahia para os espaços nacionais de debate, reafirmando nosso compromisso com um jornalismo ético e comprometido com a sociedade”, concluiu a presidenta.