Home SinjorBA Jornalistas de A TARDE/MASSA apostam no GT e esperam que empresa reconheça gesto

Jornalistas de A TARDE/MASSA apostam no GT e esperam que empresa reconheça gesto

por Sinjorba

Na iminência de decretarem uma nova paralisação das atividades – a última foi em fevereiro -, os jornalistas de A TARDE e do MASSA! decidiram suspender o movimento marcado para começar segunda (07) e apostar no Grupo de Trabalho (GT) criado por sugestão do Sindicato dos Jornalistas do Estado da Bahia (Sinjorba), que contará com a participação de membros da diretoria e gestores do Grupo A Tarde, representantes dos trabalhadores e diretores da entidade.

O objetivo do GT é buscar entendimento e saídas para regularizar os salários atrasados e os benefícios que não estão sendo pagos, alguns desde 2016, conversando à luz das informações sobre a real situação financeira empresa.

Na assembleia, a categoria decidiu que a comissão formada pelos trabalhadores discutirá, em reuniões quinzenais com a empresa, as questões relacionadas à quitação dessas pendências com base em informações que serão apresentadas pelos diretores de A TARDE e nos argumentos dos trabalhadores e do Sindicato.

No entanto, os jornalistas estão firmes e não aceitarão que se continue com até três salários atrasados, como vem ocorrendo. Ao suspender a paralisação a categoria fez um gesto em direção à empresa, mas isso não representa resignação. Ou o GT avança em soluções concretas ou, da mesma forma que a categoria aceitou o debate, sairá do fórum e discutirá a forma de atuar por seus direitos, haja vista que receber após meses do serviço prestado é indigno e compromete a vida de todos. 

O Sindicato, em comunhão com a comissão de trabalhadores, poderá convocar uma nova assembleia para determinar uma mudança de rumo, caso avalie que não há evolução concreta nessas discussões. Inclusive, neste período de funcionamento do GT, a entidade vai formalizar que seja suspenso qualquer demissão nas redações dos veículos do grupo.

Importante salientar que nesta quinta (10) a empresa deve pagar o salário de março de quem ganha até R$ 3.600,00, conforme compromisso firmado em documento na segunda (07).