Home SinjorBA Jornalistas do Nordeste farão campanha salarial unificada em 2022

Jornalistas do Nordeste farão campanha salarial unificada em 2022

por Fernanda Gama

O I Encontro dos Jornalistas do Nordeste, realizado neste final de semana, de maneira virtual, aprovou a realização de uma campanha salarial na região de forma unificada em 2022. Os nove sindicatos debaterão uma pauta de reivindicações com pontos básicos comuns e farão, de maneira unificada, peças publicitárias, mobilizações e outras formas de pressão e sensibilização dos empregadores.

O evento aprovou uma plataforma geral de lutas e ações para ser aplicada pelos estados de acordo com suas realidades e um plano de 10 pontos que será encaminhado de maneira imediata já a partir de dezembro por todos os nove sindicatos da região.

Neste plano estão inclusas ações como a preparação da Campanha Salarial Unificada 2022, um DIA REGIONAL DE LUTAS contra os atrasos salariais, desrespeito à jornada e precarização do trabalho, a realização de uma campanha de valorização profissional e sindicalização, ações de denúncia contra a violência que atinge a imprensa e cobrança por punição dos agressores, entre outros pontos.

Serão formados grupos de trabalho para detalhar e encaminhar a plataforma de lutas, além de desenvolvidas ações unitárias dos departamentos jurídicos e assessorias técnicas. A ideia é estudar e ingressar com ações judiciais em defesa da profissão, a exemplo de exigência da jornada de trabalho, combate aos desvios de função e contratações precárias. Será elaborada uma proposta de piso salarial estadual, para ser encaminhada à discussão em todas as assembleias legislativas dos nove estados, uma vez que não há um piso nacional legal.

Ao final do encontro, após definida a plataforma de lutas, os presentes indicaram a realização deste encontro a cada dois anos, além do compromisso de unificar as ações políticas e sindicais das entidades. A ideia é manter a troca de experiências e estabelecer a ajuda mútua para fortalecer os sindicatos e a luta dos jornalistas nordestinos.