Na segunda (25), mais um parlamentar federal baiano manifestou publicamente seu apoio à Proposta de Emenda Constitucional 206/2012, a “PEC do Diploma”, que visa restabelecer a formação de nível superior em Jornalismo como pré-requisito para o exercício da profissão. Dessa vez foi o deputado Gabriel Nunes (PSD), que recebeu a diretoria do Sinjorba em seu escritório, em Salvador e disse SIM à matéria.
Gabriel Nunes é 19º deputado federal baiano a se colocar favorável à aprovação da PEC do Diploma na Câmara Federal (veja placar abaixo). O Sinjorba já conversou individualmente com 26 dos 39 membros da bancada. Outros sete parlamentares pediram para pensar sobre o texto, ficando de se posicionar posteriormente. A entidade está marcando agenda com os demais 13 legisladores, além de retomar o contato com os que não se manifestaram.
A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e os sindicatos nos estados ampliam articulações para garantir os votos necessários à aprovação da PEC. Na Bahia, outros encontros estão sendo agendados com deputados e uma atividade está marcada para 06 de outubro, em Porto Seguro, com estudantes e professores do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). No dia 13 de setembro passado o Sinjorba esteve na Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), em Cachoeira, onde houve o lançamento do comitê local em defesa do diploma.
Em nível federal, haverá audiência pública na Comissão de Comunicação da Câmara, dia 26 de outubro. As entidades, entretanto, chegarão antes à capital, dia 24/12, para realizar um novo Ocupa Brasília. Fenaj e sindicatos vão voltar a conversar com os líderes partidários sobre a estratégia de tramitação do texto, além de procurar outros deputados que ainda não foram abordados sobre a matéria, a fim de angariar mais apoios.
Envolvimento
O Sinjorba convoca a categoria a ingressar na campanha. Todos podem ajudar, de alguma maneira. Uma forma importante é usar as redes sociais para postar as peças de divulgação (cards, convocações de atividades etc), marcando os parlamentares baianos, além de enviar mensagem diretamente aos 39 deputados federais do Estado e ao presidente da Câmara, Artur Lira (PP-AL), pedindo a aprovação do texto.
Também é possível ajudar adquirindo a camisa da campanha (e sempre usá-la quando possível), além de contribuir com o Fundo de Mobilização criado para arrecadar recursos ao movimento. As duas iniciativas visam criar condições para mantermos a luta em alta, bancar as viagens (como a que ocorrerá em Porto Seguro, dia 06/10 e à Brasília, de 24 a 26/10).
PLACAR DA PEC DO DIPLOMA NA BAHIA
Disseram SIM à PEC do Diploma (19)
Alice Portugal (PCdoB)
Antônio Brito (PSD)
Bacelar (PV)
Dal Barreto (União)
Daniel Almeida (PCdoB)
Elmar Nascimento (União)
Gabriel Nunes (PSD)
João Leão (PP)
Jorge Solla (PT)
Joseildo Ramos (PT)
Leo Prates (PDT)
Lídice da Matta (PSB)
Otto Alencar Filho (PSD)
Paulo Azi (União)
Paulo Magalhães (PSD)
Raimundo Costa (Podemos)
Valmir Assunção (PT)
Zé Neto (PT)
Waldenor Pereira (PT)
Ficaram de pensar sobre a PEC (07)
Alex Santana (Republicanos)
Artur Maia (União)
Charles Fernandes (PSD)
Claudio Cajado (PP)
Josias Gomes (PT)
Marcio Marinho (Republicanos)
Pastor Sargento Isidorio (Avante)
Ainda não foram contactados (13)
Adolfo Viana (PSDB)
Capitão Alden (PL)
Diego Coronel (PSD)
Félix Mendonça Júnior (PDT)
Ivoneide Caetano (PT)
João Carlos Bacelar (PL)
José Rocha (União)
Leur Lomanto Júnior (União)
Mário Negromonte Jr. (PP)
Neto Carletto (PP)
Ricardo Maia (MDB)
Roberta Roma (PL)
Rogéria Santos (Republicanos)