Home campanha Cresce mobilização dos jornalistas por uma campanha salarial nacional unificada

Cresce mobilização dos jornalistas por uma campanha salarial nacional unificada

Sinjorba presente na 2ª Plenária Nacional sobre Campanhas Salariais

por Sinjorba

O Sinjorba, que vem atuado com ênfase nas campanhas salariais que mobilizam os jornalistas baianos, está empenhado também na construção da Campanha Salarial Nacional Unificada dos Jornalistas 2024, sob a coordenação da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj).

No dia 21 de setembro, durante a 2ª Plenária Nacional sobre Campanhas Salariais, realizada de forma on-line, foram apresentados os primeiros resultados da pesquisa “Panorama da Mobilização e Negociação Salarial nos Sindicatos de Jornalistas”, realizada em agosto, com 24 dos 31 sindicatos de jornalistas filiados à Federação.

Os depoimentos feitos durante a Plenária evidenciaram as dificuldades para se estabelecer pisos salariais únicos, a intransigência patronal e outros entraves que são enfrentados pelos diversos sindicatos no país. Mas para o presidente do Sinjorba, Moacy Neves, a iniciativa da Fenaj em torno de uma campanha salarial nacional é fundamental para fomentar a mobilização da categoria de forma unificada e, assim, muito mais forte.

A Plenária do dia 21 deliberou pelo prosseguimento do calendário para elaboração da pauta de negociação comum. Desta forma, a Fenaj abrirá uma consulta on-line para recolher propostas de clausulas não econômicas. Esse documento receberá sugestões até o dia 11 de outubro. Na sequência, no dia 19 de outubro, será realizada a 3ª Plenária Nacional sobre Campanhas Salariais, para aprovar a pauta comum.

Leia AQUI a matéria da Fenaj sobre a 2ª Plenária Nacional sobre Campanhas Salariais.


Publicações Relacionadas