Home Obituário Luto: morre a jornalista Maria das Graças Palacios

Luto: morre a jornalista Maria das Graças Palacios

por Fernanda Gama

O Sindicato dos Jornalistas Profissisonais no Estado da Bahia (Sinjorba) lamenta o falecimento da jornalista Maria das Graças Lima de Souza Palacios. A também professora aposentada do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) desenvolveu trabalhos acadêmicos nas áreas da Sociologia Urbana e História da Educação. Ela morreu nesta segunda-feira (2), no Hospital da Cidade, em Salvador. Deixa uma filha, uma neta e saudades para seus amigos e familiares.

Neste momento de dor, o Sinjorba manifesta solidariedade à família e amigos da jornalista e pesquisadora que contribuiu para o resgate da memória do Pelourinho e de seus habitantes antes da reforma do conjunto arquitetônico, em 1992. Seu mestrado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) também teve como tema a reforma do Pelourinho.

Maria das Graças Palacios iniciou sua carreira profissional no Jornal da Bahia, veículo em que atuou de 1969 a 1972, até deixar o país e se exilar na Inglaterra, por dez anos. Completou a graduação em Sociologia pela University of Liverpool (Ingraterra), em 1979, quando já trabalhava a temática da desigualdade social no meio urbano. Foi professora na Universidade do Amazonas (Unama), em Belém (PA) e na Uneb, onde se aposentou. Também foi Consultora da Austrian Association for Development e Co-Operation e desenvolveu um projeto sobre História da Educação na Bahia.

O velório será nesta terça-feira (3), a partir das 14h, na sala 06 do Cemitério Bosque da Paz. A cerimônia de cremação está marcada para as 16h30.

Maria das Graças, presente!