Em busca de um diagnóstico sobre como os meios de comunicação estão abordando as formas de violência de gênero – online e offline -, nas redações, a Federação dos Jornalistas da América Latina e Caribe (FEPALC, em espanhol), está aplicando um questionário virtual, como parte do projeto “Protocolos de Violência de gênero contra Mulheres Jornalistas na América Latina – O que fazem e o que deveriam fazer os meios de comunicação?”.
Este projeto, que tem o apoio do Programa Internacional para o Desenvolvimento da Comunicação (IPDC) da UNESCO e da Organização Interamericana de Defensoras e Defensores das Audiências (OID), visa construir ferramentas para enfrentar e sensibilizar a população sobre este tema que limita a liberdade de expressão das jornalistas e, por consequência, afeta a democracia.
Este mapeamento de situações de violência de gênero está sendo feito numa parceria entre a Asociación Civil Comunicación para la Igualdad e a FEPALC, à qual a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) é filiada. A iniciativa busca, ainda, verificar a existência de protocolos de violência na mídia latino-americana.
A pesquisa pode ser respondida por qualquer pessoa que atue em um meio de comunicação, independentemente de sua identidade de gênero, já que a expectativa é poder relatar experiências próprias e de outras pessoas.
Acesse o questionário neste link e participe!