Home SinjorBA Jornalismo perde a alegria irreverente de Artur Carmel

Jornalismo perde a alegria irreverente de Artur Carmel

por Sinjorba

O Sinjorba lamenta a morte do jornalista, músico, compositor e poeta Artur Carmel Adami Amorim no início da tarde desta terça-feira (6), aos 66 anos, no Hospital Cardiopulmonar, onde estava internado em tratamento de câncer de pulmão.

Um lutador, Carmel era transplantado renal e por ser imunossuprimido, respondeu bem ao tratamento quimioterápico, mas sofreu uma contaminação por fungo e não resistiu.

Filho de Sara Carmel Adami Amorim e de Arturildo Adami Amorim, ambos falecidos, assim como seu irmão Arturildo Amorim Filho, deixa a irmã Angela Carmel Amorim Chezzi e os sobrinhos Bernardo Amorim Chezzi e Pedro Amorim Chezzi. Angela destacou o amor pela vida e alto astral de Carmel, que jamais foram afetados, nem mesmo pela doença.

Comovida, Angela enviou uma mensagem de reconhecimento e amor aos colegas jornalistas de Carmel, que se empenharam para que ele fosse beneficiado pelo transplante de rim, permitindo à família e aos amigos desfrutarem de sua companhia por quase 30 anos. O ponto alto dessa campanha, capitaneada pelo Sinjorba, foi um show, em 1994, com a participação de Ivete Sangalo, na Concha Acústica.

Engraçado, irreverente, inteligente, alegre, generoso, amoroso, participativo são alguns dos adjetivos com os quais amigos e colegas definem Artur Carmel.

Uma das principais lembranças dos companheiros foi sua inesquecível participação no grupo que interveio na estrutura da Ufba, separando de fato, na década de 1980, a Escola de Comunicação, da Escola de Biblioteconomia, ao ocupar a antiga Biblioteca da Universidade, no Vale do Canela. O grupo acampou e dormiu no local por alguns dias, em meio a cantorias e brincadeiras. A Faculdade de Comunicação foi criada oficialmente pouco tempo depois, no mesmo imóvel, pela Reitoria da Ufba.

Em sua trajetória profissional, Carmel acumula passagens por agências de publicidade, assessorias de imprensa e em jornais como A Tarde, Tribuna da Bahia e o extinto Jornal da Bahia.

O sepultamento está marcado para esta quarta (7), às 11 horas, no cemitério do Jardim da Saudade, em Brotas.

Publicações Relacionadas