Home Defesa do exercício profissional Mapeamento sobre violência de gênero contra jornalistas requer mais participação da categoria

Mapeamento sobre violência de gênero contra jornalistas requer mais participação da categoria

por Sinjorba

Em busca de um diagnóstico sobre como os meios de comunicação estão abordando as formas de violência de gênero – online e offline -, nas redações, a Federação dos Jornalistas da América Latina e Caribe (FEPALC, em espanhol), está aplicando um questionário virtual, como parte do projeto “Protocolos de Violência de gênero contra Mulheres Jornalistas na América Latina – O que fazem e o que deveriam fazer os meios de comunicação?”.

Este projeto, que tem o apoio do Programa Internacional para o Desenvolvimento da Comunicação (IPDC) da UNESCO e da Organização Interamericana de Defensoras e Defensores das Audiências (OID), visa construir ferramentas para enfrentar e sensibilizar a população sobre este tema que limita a liberdade de expressão das jornalistas e, por consequência, afeta a democracia.

Este mapeamento de situações de violência de gênero está sendo feito numa parceria entre a Asociación Civil Comunicación para la Igualdad e a FEPALC, à qual a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) é filiada. A iniciativa busca, ainda, verificar a existência de protocolos de violência na mídia latino-americana.

A pesquisa pode ser respondida por qualquer pessoa que atue em um meio de comunicação, independentemente de sua identidade de gênero, já que a expectativa é poder relatar experiências próprias e de outras pessoas.

Acesse o questionário neste link e participe!