Home SinjorBA Oficina abordará fatos da língua portuguesa no cotidiano midiático

Oficina abordará fatos da língua portuguesa no cotidiano midiático

por Fernanda Gama

O Sinjorba promove nos dias 10 e 12 de agosto que vem a Oficina “Os Fatos da Língua e a Língua nos Fatos”. O minicurso vai ter duração de 3 horas, divididas em duas aulas de 1h30, das 19h30 às 21h, através da Plataforma Zoom, na sala do Sindicato no aplicativo. A atividade será ministrada pelo nosso colega Raulino Júnior, jornalista e professor de Linguagens da rede pública estadual da Bahia (veja mais abaixo).


O objetivo da oficina é auxiliar profissionais do jornalismo a compreender fatos da língua portuguesa que se manifestam diariamente na atividade e veículos de imprensa. Raulino discorrerá sobre noção do que é a língua, preconceitos linguísticos, reflexões sobre gramática, importância da Linguística e características do texto jornalístico.


A metodologia incluirá aula expositiva e colaborativa, tendo como base o Método Paulo Freire (investigação, tematização e problematização). Exibição de slides e produtos midiáticos (jornais, sites), para exemplificar os fatos da língua. E o conteúdo abrangerá temas como ortografia, uso de crase, concordância verbal, ambiguidade, pronomes demonstrativos, conjunção, advérbio, adjetivo, clareza em algumas construções textuais.

O curso terá um investimento de R$ 80,00 para jornalistas sindicalizados/estudantes de Jornalismo e R$ 150,00 para não sindicalizados e convidados de outras categorias. A forma de pagamento é a mesma do curso de abril, através de depósito/transferência para as contas da entidade, PIX ou com cartão de crédito pela plataforma Sympla (veja abaixo).
A atividade faz parte do programa de capacitação e requalificação profissional que a entidade iniciou este ano. Em abril aconteceu o curso “Assessoria de Comunicação na Era das Redes Sociais”, com Yuri Almeida. E em maio aconteceram três turmas do curso “O IBGE e Suas Principais Pesquisas – Fonte de Dados Estatísticos”. As duas iniciativas reuniram em torno de 100 colegas.


Raulino Júnior
Professor da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias da rede estadual de ensino da Bahia, especialista em Estudos Linguísticos (UEFS, 2008), jornalista, produtor cultural e mestre em Educação e Contemporaneidade, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB, 2020). Formou-se em Letras Vernáculas, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS, 2006), e em Jornalismo (2014) e Produção em Comunicação e Cultura (2016), na Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Facom/UFBA). Compõe desde a adolescência e, com a música Mudanças, ficou em 3º lugar no 1º Festival de Música do Servidor Público, promovido pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia (SAEB), em 2013. É editor do blog DESDE QUE EU ME ENTENDO POR GENTE, idealizador e apresentador do Monotemático, programa de entrevistas com autores de Trabalhos de Conclusão de Curso. De maio de 2013 a dezembro de 2017, integrou a equipe de professores da Rede Anísio Teixeira, programa de difusão de mídias e tecnologias educacionais da Secretaria da Educação do Estado da Bahia. Atualmente, dá aulas de Língua Portuguesa e Redação, no Colégio Estadual Mário Augusto Teixeira de Freitas, em Salvador-BA, e é estudante de Licenciatura Plena em Música Popular Brasileira (EaD), na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Inscrição
Clique AQUI e faça sua inscrição
Contas Sinjorba (enviar comprovante para formacaosinjorba@gmail.com)
Bradesco
Agência: 3567
C/C: 11642-4
CNPJ: 13.507.744/0001-49
SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DA BAHIA

Caixa Econômica Federal
Agência: 0061
Op 003 (pessoa jurídica)
CONTA CORRENTE: 657-0
CNPJ: 13.507.744/0001-49
SINDICATO DOS JORNALISTAS PROFISSIONAIS DO ESTADO DA BAHIA

PIX: secretaria@sinjorba.org.br

Sympla