Quando se trata de defender e valorizar o jornalismo, o Sinjorba não fica apenas nos discursos. O lançamento do Prêmio de Jornalismo – Mineração & Sustentabilidade 2025, nesta sexta-feira (22), no auditórios da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), é mais uma prova disso. O presidente do Sindicato, Moacy Neves, afirmou, durante o evento, que a realização dessa iniciativa já vem sendo amadurecida há algum tempo e, “agora com o feliz encontro dessas parcerias, é um sonho que se torna realidade”.
Moacy destaca, ainda, que “o momento é extremamente oportuno ao trazer para a Bahia o centro do debate sobre mineração, através de um prêmio que também valoriza o jornalismo profissional, responsável e de qualidade”. Ele lembrou que num ambiente de fake news, de tarifações políticas e de interesse internacional nas terras raras, essa premiação vem em ótimo momento.
O objetivo principal do prêmio, que é reconhecer e valorizar trabalhos jornalísticos que abordem de forma responsável, inovadora e inspiradora os desafios e as soluções da mineração sustentável, foi abraçado de pronto pela Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM) e, na sequência, por outros parceiros de peso como o Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM) e a Galvani.
Participação e categorias
O regulamento prevê a participação de jornalistas profissionais, com produções veiculadas entre 1º de janeiro e 30 de setembro de 2025. A premiação, que chega a R$ 54 mil, será distribuída em seis categorias: Texto destinado a jornais, revistas; Texto destinado a sites e blogs; Áudio, que abrange produções para rádio e podcasts; Vídeo, voltado a reportagens e documentários para televisão ou plataformas digitais; Fotografia, destinada a imagens publicadas em veículos impressos ou online e, por fim, Produção Nacional sobre Mineração e Sustentabilidade no Território Baiano, uma categoria especial, que premiará trabalhos de jornalistas de todo o Brasil.
Durante a apresentação do prêmio, a vice-presidente do Sinjorba, Fernanda Gama, disse acreditar que “essa premiação vai estimular ainda mais a produção de conteúdos de qualidade, que ampliem a discussão pública e fortaleçam a responsabilidade ambiental e social do setor mineral”. Sobre o detalhamento da premiação e os critérios de participação, ela disse que os interessados podem consultar diretamente o site do prêmio, clicando aqui. As inscrições ficam abertas de 22 de agosto a 30 de setembro de 2025 e podem ser feitas nesse mesmo site. O evento de premiação será no dia 29 de outubro, durante a EXPOSIBRAM 2025, o maior evento de mineração da América Latina.
O ato de lançamento de hoje foi acompanhado por diversos veículos de comunicação e contou com as presenças do vice-presidente da CBPM, Carlos Borel, representando o presidente Henrique Carballal; da diretora de Relações Institucionais e Sustentabilidade da Galvani, Sylvia Tabarin; e com a consultora do IBRAM, Lídice Oliveira, representando o presidente do Instituto, Raul Jungmann. Todos foram unânimes em destacar a importância do prêmio para o setor de mineração, em especial no sentido de reafirmar que é possível conciliar desenvolvimento econômico, responsabilidade social e preservação ambiental.