Home SinjorBA Quarta (15) é Dia de Luta dos Jornalistas do Nordeste

Quarta (15) é Dia de Luta dos Jornalistas do Nordeste

por Fernanda Gama

Os jornalistas de todo o Nordeste realizam nesta quarta (15) um dia de luta em toda a região, para protestar contra contra os atrasos salariais, a ausência de reajustes, o desrespeito à jornada de trabalho, a precarização nas redações e assessorias e o crescimento da violência contra a categoria. A atividade tem o apoio da Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ).

O Sinjorba e a Fenaj pedem a todos os colegas que se vistam de preto na quarta (15), façam fotos e vídeos, postem nas suas redes sociais e marquem as autoridades (Municipal, Estadual, Federal) e as empresas jornalísticas. Quem tiver veículo de comunicação próprio ou programa de rádio, repercutam o movimento. Usem a hastag #ValorizeOJornalista. Marquem também o Sindicato e a Federação em todos os seus posts.

O presidente do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), Moacy Neves, convoca os jornalistas a participarem da atividade. “Nossa profissão vem sendo precarizada e sofrendo ameaças constantes de desregulamentação, além do avanço dos casos de violência contra o trabalho da imprensa, exigindo da categoria resposta coletiva para reverter essa situação”, diz ele.

O Dia de Luta foi uma das deliberações do I Encontro dos Jornalistas do Nordeste, realizado nos dias 19 a 21 de novembro passado. Na atividade foi aprovado um plano de lutas, com ações unitárias com vistas ao enfrentamento dos desafios comuns vivenciados em cada estado e ao fortalecimento da categoria na região.

Programação do Dia de Luta dos Jornalistas do Nordeste
8h – Tuitaço
9h – Instagramaço
15h – Mobilizações nos estados
19h – Live de Lançamento da Campanha Salarial Unificada