Home SinjorBA Resistir por dignidade e valorização profissional

Resistir por dignidade e valorização profissional

por ayrton

Hoje é 7 de abril, Dia do Jornalista. Foi nessa data, em 1831, lá no período imperial, que D. Pedro I abdicou ao trono, após meses de turbulência política causada pelo assassinato do jornalista e médico Giovanni Battista Líbero Badaró, ocorrido em 22 de novembro de 1830. Foi ainda nessa data, em 1908, que foi criada a Associação Brasileira de Imprensa (ABI).

No trabalho, para o jornalista, será um dia normal de toques, cliques, postagens, tomadas, ajustes de página, enquadramentos, do alô ao público. Para o nosso presente e futuro, é um dia de luta, de resistência por dignidade e valorização profissional.

Nunca essa data precisou ser tão lembrada e prestigiada por nós mesmos, os jornalistas. Porque nunca nossa profissão esteve tão desvalorizada, desrespeitada e vilipendiada como atualmente. São sequenciais os ataques e omissões das três esferas de poder contra a profissão. Dos contratantes, uma relação de trabalho atrasada, que nos coloca hoje como uma categoria mal remunerada, assediada, que exerce o ofício sobre precárias e inadequadas condições.

Some-se a isso um dos grandes desafios da atualidade, que é a repercussão das notícias falsas. Não que se trate de algo novo, mas um fenômeno destacado pela proliferação exagerada de mentiras e deturpações na instantaneidade da internet e do relacionamento via mídias sociais e grupos de mensagens. Ou ainda, o advento, como política de estado, do ato de ameaçar, agredir, “cancelar” os jornalistas e o jornalismo, criando parâmetro para que cidadãos comuns engrossem a fileira da atitude criminosa.

Reconhecidos os problemas, o Sinjorba convoca os jornalistas baianos à resistência e reação. Só a nossa unidade e organização poderá mudar um quadro que só se agrava. Não haverá outro cenário enquanto esperarmos que a solução ou a saída surja do acaso. A história tem protagonistas. A nossa depende do nosso protagonismo coletivo.

Este mês estamos lançando duas campanhas, por DIGNIDADE E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL e pelo FORTALECIMENTO DO SINJORBA. O mês em que comemoramos o Dia do Jornalista (07) e o Aniversário do Sindicato (14) é um período propício para levantarmos os debates e as bandeiras. Participe, opine, critique, contribua com uma luta cujo principal beneficiado será você.