Home SinjorBA Sede do Sindicato será reinaugurada em 16 de abril, com lançamento da Biblioteca do Jornalista Baiano

Sede do Sindicato será reinaugurada em 16 de abril, com lançamento da Biblioteca do Jornalista Baiano

por Fernanda Gama

O Sinjorba vai reinaugurar sua sede da Rua Chile, em 16 de abril, como parte das celebrações pela passagem dos 73 anos de fundação da entidade. As obras de reforma e requalificação do espaço estão praticamente concluídas, com novos revestimentos, nova pintura, mobiliário planejado e climatização total. A intervenção foi iniciada em setembro de 2023 e agora a diretoria está rearrumando a casa para deixar tudo pronto e entregá-la à categoria no Mês do Jornalista. Em abril, além do aniversário do Sinjorba (14), também comemoramos o Dia do Jornalista (07).

A sede do Sindicato dos Jornalistas da Bahia é no Edifício Bráulio Xavier, desde que este foi inaugurado, em 1964. “Em 60 anos, nossa sala nunca tinha passado por uma reforma e requalificação desta envergadura. Estamos apostando numa casa digna e aconchegante para os nossos associados, para os nossos colaboradores, ao mesmo tempo em que investimos em um espaço que se revitaliza e é cada vez mais valorizado da cidade, ao lado do Centro Histórico de Salvador, do Fera Palace Hotel, Hotel Fasano, o Hotel Residence Gorges, Galeria de Arte Galatea e o Centro Gastronômico do Tira-Chapéu”, diz o presidente do Sinjorba, Moacy Neves.

No dia da reinauguração será aberta a Biblioteca do Jornalista Baiano – que levará o nome de um grande profissional e escritor da Bahia. Também será descerrado painel monumental da artista plástica Daniela Steele, além de realizada a apresentação da nova marca do Sindicato, concebida pela designer Mila Pinheiro, após autorização para a mudança aprovada no último Congresso, em novembro passado.

Reinauguração também marca o aniversário de 73 anos da entidade. (Foto: Nestor Mendes JR.)

Conquista

“A partir do dia 11 de março, estaremos recebendo jornalistas baianos, que também são escritores, para entronizarem os seus livros nessa biblioteca, que será especializada. Ela será dedicada às jornalistas e aos jornalistas que saltaram do espaço das redações para a literatura – de ficção ou não”, diz Moacy. Ele explica que a Biblioteca do Jornalista Baiano ainda contará com obras variadas sobre comunicação e imprensa. “Também será aberto espaço para os cartunistas, ilustradores e fotógrafos, para exposição de suas obras nas paredes da sede do Sindicato”, diz o presidente.

Após convite a todos os colegas, serão agendadas as visitas dos jornalistas-escritores à sede reformada. A entidade listou uma série de colegas que serão convidados (veja abaixo), além de contactados os familiares de filiados ilustres do Sinjorba que já faleceram, a exemplo de Alberto Miranda, Ana Tereza Baptista, Anísio Félix, Antônio Jorge Moura, Ariovaldo Matos, Glauber Rocha, Hélio Pólvora, James Amado, João Carlos Teixeira Gomes, João Ubaldo Ribeiro, Jorge Amado, Jorge Calmon, Marcos Vita, Maria José Quadros, Paulo Gil Soares e Paulo Tavares, entre outros.

Para concretizar a reforma da sede, o Sinjorba contou com o apoio direto da categoria – através do PIX de Ouro – além da contribuição de diversas entidades e personalidades. Citamos o arquiteto Floriano Freazza Amoedo; o presidente do SINDUSCON, Alexandre Landim; o presidente da ABI, Ernesto Marques; o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Adolfo Menezes; o presidente da ABRASPET, Raimundo Lopes; a designer Mila Pinheiro; a artista plástica Daniela Steele; a estudante Edilânia Oliveira; os servidores públicos José Carlos Lima Palma, Josenei Santos, Vaner Casaes e João Valadares; o Major Aranha, da Assistência Militar da ALBA, além de diversos operários que contribuíram com o seu ofício para a realização do trabalho.

O presidente do Sinjorba lembra ainda o esforço de todos os diretores que se envolveram com o PIX de Ouro, rodando gabinetes para pedir ajuda a parlamentares ou pedindo diretamente a amigos, além da dedicação especial de nosso colega Nestor Mendes, que assumiu pessoalmente a direção e acompanhamento da obra. “O Sindicato deve a conquista da requalificação de sua sede a muitas mãos e isso é uma notícia alvissareira, pois demonstra a força e efetividade da união e coletividade como instrumento de avanços para os trabalhadores”, comemora Moacy Neves.

Biblioteca

O Sinjorba está contactando individualmente nossos colegas para convidar à visitar a sede e doar publicações à Biblioteca. Entre os convidados estão Albenísio Fonseca, Alberto Freitas, Albino Rubim, Alexandre Augusto, Alexandre Lyrio, André Holanda, Antônio Dias, Antônio Matos, Aurora Vasconcelos, Biaggio Talento, Carlos Barbosa, Carlos Navarro, Carlos Ribeiro, Cássia Candra, César Rasec, Césio Oliveira, Chico Muniz, Cláudia Quadros, Eduardo Bastos, Elias Machado, Elieser Cesar, Emiliano José, Fernando Conceição, Fernando Vita, Florisvaldo Mattos, Franciel Cruz, Gabriela de Paula, Giovanni Giocondo, Gonçalo Junior, Heliana Frazão, Ivana Braga, Jan Aline Silva, Jeremias Macário, Jessica Smetak, Joana D’Arck, João Leite, João Santana Filho, Jolivaldo Freitas, José Carlos Teixeira, Josélia Aguiar, Lílian de Souza, Lúcia Correia Lima, Luiza Torres, Marcelinho Simões, Márcia Luz, Marcos Navarro, Marcos Palácios, Marcus Gusmão, Mariana Paiva, Mariluce Moura, Nelson Varón Cadena, Nestor Mendes, Nildão, Nilson Galvão, Oscar Paris, Othon Jambeiro, Otto Freitas, Paolo Marconi, Patrícia Sá Moura, Paulo Leandro, Roberto Macedo, Ruy Espinheira, Samuel Celestino, Sérgio Matos, Sônia Serra, Stela Alves, Susana Varjão, Symona Gropper, Tasso Franco, Valber Carvalho, Valter Xéu, Vanda Amorim, Vander Prata, Waldomiro Junior, Washington de Souza Filho, Wilson Midlej e Zé de Jesus Barreto, entre outros.

Entre os fotógrafos e cartunistas, estão sendo convidados os colegas Agliberto Lima, Anizio Carvalho, Borega, Carlos Casaes, Cau Gomez, Elói Correia, Gentil, Setúbal, Helder Reis, Marco Aurélio, Margarida Neide e Rino Marconi.