Home SinjorBA Sindicato firma entendimento com SRTE para regularizar registros

Sindicato firma entendimento com SRTE para regularizar registros

por Sinjorba

O processo de cadastramento para a vacinação contra a covid-19 revelou ao Sindicato e a muitos colegas a existência de um problema com o registro profissional junto ao Ministério da Economia. Centenas de jornalistas que acessaram o link de conferência do documento no site do governo (clique aqui) encontraram como resposta a inexistência de sua inscrição.

Segundo o responsável pelos registros na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE) – antiga DRT – do Ministério da Economia aqui na Bahia, Carlos Melo, o problema aconteceu porque houve migração de dados dos livros de registro para o sistema online. Quando os registros foram transferidos houve inconsistências haja vista que o sistema informatizado não aceitou as informações incompletas. E isso ocorreu porque quando muitos colegas fizeram seu pedido, muitos há décadas, estes dados não foram solicitados. Aliás, tudo era presencialmente, com cópias impressas dos documentos, com inclusão feita à mão. 

A solução inicial apresentada pela STRE para regularizar a situação seria que o trabalhador entrasse novamente no sistema e fizesse um novo pedido de registro. Após pedidos do Sinjorba e simulações feitas pelo órgão, foi sistematizada uma maneira de resolver, usando um recadastramento de dados feito a partir do Sindicato.

Assim, todos os colegas que ingressarem no sistema do ME e encontrar inconsistência em seu registro pode clicar neste link aqui, preencher os campos e anexar os documentos pedidos. Este cadastro será compartilhado entre o Sinjorba e a SRTE. A regularização da inscrição é concluída em alguns dias caso as informações fornecidas estejam corretas.