Na manhã desta sexta (24), aconteceu reunião entre o Sinjorba e a Tribuna da Bahia, para negociar pontos pendentes de uma série de problemas identificados pela entidade em carta enviada ao jornal no mês de janeiro. Participaram do encontro o presidente o Sindicato, Moacy Neves, a diretora Liliam Cunha e o advogado Victor Gurgel. A empresa foi representada pelo diretor Financeiro, José Carmo.
Depois de um longo período, Sindicato e jornal se reuniram pela primeira vez, em busca de saídas que solucionem queixas recorrentes dos jornalistas. A empresa informou que está conseguindo reduzir o tempo de atraso dos salários e que nesta data encontra-se pendente apenas com parte dos vencimentos de fevereiro.
O Sinjorba pediu ao representante da empresa que seja apresentado um plano de regularização do pagamento dos salários e firmado um compromisso de não colocar trabalhadores em férias sem proceder os pagamentos das verbas correspondentes, como vem ocorrendo hoje. Também solicitou que seja apresentado um levantamento dos depósitos de FGTS e pagamentos do INSS, para que a entidade tenha conhecimento do débito real quanto a estes direitos.
No encontro, a entidade solicitou ainda que seja marcado para a próxima semana um encontro com as chefias da Redação, para que possamos discutir problemas levantados pelos jornalistas, como escala de trabalho e folgas, planejamento do serviço em datas especiais e festivas, desvios de função, liberação antecipada de transporte para cumprimento de pautas externas, entre outros itens. O Sinjorba também pediu que a empresa promova uma palestra com todos os funcionários sobre assédio moral, trazendo um(a) especialista no tema para a conversa.
Por fim, o Sindicato indicou à Tribuna a instalação de uma mesa de discussão em abril/maio para tratar do acordo coletivo 2023/2024. Além das questões de natureza salarial, o Sinjorba pretende discutir regras para a contratação de estagiários e o trabalho home office. A entidade chamará uma assembleia dos trabalhadores nos próximos dias para tratar o assunto.