Home SinjorBA Sindicato pede criação de Secretaria de Comunicação em Guanambi

Sindicato pede criação de Secretaria de Comunicação em Guanambi

por Fernanda Gama

Nos dias 29 e 30 de outubro, presidente do Sinjorba, Moacy Neves, esteve em Guanambi, cumprindo uma série de agendas da entidade (veja abaixo). Na oportunidade, visitou o Departamento de Comunicação da Prefeitura do município e conversou com o assessor geral, ex-vereador José Carlos “Latinha” e com os demais servidores do setor.

Moacy disse que Guanambi, 19ª maior cidade da Bahia, um polo na região sudoeste que tem mais de 20 municípios em seu entorno, já comporta uma estrutura de comunicação maior em sua Prefeitura, defendendo a criação da Secretaria específica. “Vamos solicitar ao prefeito Nilo Coelho que avance neste sentido, melhorando a relação com os veículos de imprensa e permitindo à população mais acesso às informações municipais”, disse.

O presidente do Sinjorba informou ao assessor geral que na reformulação que a entidade fará em suas regionais, Guanambi, provavelmente, será a sede da Regional Sertão Produtivo, que englobará 26 cidades.

“O município que já possui um hospital regional, acabou de se tornar a 15ª sede da Defensoria Pública no interior, sedia vários outros órgãos públicos na região e agora terá também a presença da entidade que representa os jornalistas baianos, não pode ter apenas um departamento de comunicação em sua prefeitura”, diz Moacy. Ele também falou que, no mesmo sentido, a Câmara Municipal deve avançar com uma estrutura comunicativa que leve em conta a importância da cidade. “São novos empregos para jornalistas e repórteres fotográficos e cinematográficos”, defende.

Agenda

Em Guanambi, o presidente do Sinjorba deu entrevistas em emissoras de rádio, participou da inauguração da sede da Defensoria Pública Estadual e conversou com o deputado federal Charles Fernandes (PSD) sobre a PEC 206/2012, que restabelece a exigência de diploma de nível superior em Jornalismo para o exercício da profissão de jornalista.

Na conversa com o deputado, Moacy explicou que aqueles que tiraram seus registros com base na legislação atual não serão prejudicados e que 23 deputados federais baianos já se comprometeram com a aprovação da matéria. Ele entregou dois documentos ao parlamentar, com explicações sobre a proposta e sua tramitação na Câmara Federal. Charles ficou de ler e se posicionar.

 

Defensoria

Moacy também participou em Guanambi da inauguração da sede da 15ª Regional da Defensoria Pública Estadual e conversou com a Defensora-Geral da Bahia, Firmiane Venâncio. O órgão já faz parte da “Rede Agostinho Muniz Filho de Combate à Violência contra a Imprensa” e o presidente do Sinjorba combinou com Dra. Firmiane uma visita oficial da entidade para tratar de outras ações conjuntas.