Home campanha Em Conquista, jornalistas reforçam organização do Sindicato

Em Conquista, jornalistas reforçam organização do Sindicato

por Sinjorba

O presidente do Sinjorba, Moacy Neves, esteve em Vitória da Conquista na segunda (30), onde conversou com jornalistas sobre a organização da entidade no município e região. A visita faz parte do roteiro de viagens para divulgar o XI Congresso Estadual dos Jornalistas (Conejorba) e o 22º Encontro Nacional de Jornalistas de Assessoria de Imprensa (Enjai) que acontecem em paralelo, no hotel Sol Victoria Marina, em Salvador, de 16 a 19 de novembro de 2023.

Moacy falou sobre as iniciativas da entidade, as lutas gerais que vêm sendo travadas em âmbito  nacional – ações pela aprovação da PEC do Diploma, mudanças na Regulamentação Profissional, abertura de concursos públicos para jornalistas no governo federal e moralização na concessão de registros a não diplomados -, e as ações em nível estadual, como a luta para o respeito à jornada de cinco horas de trabalho, a criação de assessorias/secretarias/departamentos em prefeituras e câmaras de vereadores onde ainda não existem estrutura de comunicação, contratação de profissionais apenas com registro profissional, entre outras.

Vários temas foram debatidos na reunião, como as denúncias de assédio moral na UESB, a necessidade de ampliar a fiscalização sobre as condições de trabalho e respeito à jornada, a verificação da situação de um terreno que foi doado, anos atrás, pela prefeitura de Vitória da Conquista ao Sindicato e a discussão sobre a remuneração da categoria.

Após as falas de todos os colegas presentes, Moacy informou que o Congresso Estadual discutirá a proposta de reformulação das regionais do Sindicato e que, provavelmente, a regional Sudoeste, sediada em Vitória da Conquista, deve ser dividida em duas, para facilitar o trabalho e aproximar mais o dirigente da categoria nas várias cidades. Ele também falou de um programa de cursos de requalificação profissional que será implantado em 2024 em convênio com Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda do Estado (Setre), com turmas previstas para o município.

Publicações Relacionadas