Home SinjorBA Sinjorba aproveita Outubro Rosa e incentiva jornalistas à prevenção

Sinjorba aproveita Outubro Rosa e incentiva jornalistas à prevenção

por Sinjorba

A diretoria do Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) está aproveitando o Outubro Rosa para incentivar nossas colegas à prevenção contra o câncer de mama. Compreendendo as dificuldades enfrentadas, hoje, pela categoria, cuja maioria dos membros não possui plano de saúde, a entidade está fechando parcerias com clínicas para garantir o exame de mamografia gratuitamente para dezenas de jornalistas.

Para fazer parte da campanha as interessadas devem responder ao questionário abaixo e garantir sua pré-inscrição. Após este processo a Comissão da Mulher da entidade entrará em contato com a colega informando qual o passo a ser seguido para marcação do exame. É bom que a jornalista tenha um pedido de exame feito por um médico, sem o qual a clínica não pode fazer a mamografia. No caso de não ter a requisição, vamos tentar junto a própria unidade, para que não haja empecilho ao procedimento.

Desde já, informamos que o critério principal para definir a prioridade dos exames é a idade (mais de 40 anos) e/ou o histórico de doença na família. Outro critério é a sindicalização à entidade, mas será criado um cadastro de reserva para as demais colegas, uma vez que estamos garantindo novas cotas com outras clínicas. 

Clique aqui e responda ao questionário.

Desde já, o Sinjorba agradece ao NOB – Oncoclínicas, Núcleo da Mama e Hospital Santa Izabel, que estão apoiando esta iniciativa, bem como a nossa colega Carol Campos, que fez a intermediação junto às clínicas e tornou possível estas parcerias. 

Mamografia

A mamografia é o principal exame para o diagnóstico precoce do câncer de mama, permitindo identificar microcalcificações (pequenos cristais de cálcio), assimetrias, nódulos ou lesões, que não seriam possíveis de verificar com a simples palpação. Pesquisas indicam que, graças ao procedimento, a taxa de mortalidade entre as mulheres por câncer de mama foi reduzida em 20%.