Um bate-papo sobre as principais lutas dos jornalistas profissionais do Brasil e, em especial, da Bahia, reuniu profissionais da área com atuação em Barreiras, Bom Jesus da Lapa e Luís Eduardo Magalhães, municípios do Oeste baiano, na noite de sexta-feira (27), no espaço da Academia Barreirense de Letras.
O encontro, promovido pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia (Sinjorba), trouxe à Barreiras o presidente da entidade , Moacy Neves, que está na segunda gestão à frente do Sindicato. Ele lidera um trabalho profícuo de reagregar e reorganizar a categoria, depois de retrocessos sofridos em nível nacional, como o fim da exigência do diploma para o exercício da profissão.
Entre outros temas abordados, ele falou sobre as principais lutas do Sinjorba dentro do estado, salientando um convênio que está em construção com a Secretaria Estadual do Trabalho, Renda e Esporte (Setre) para realização de cursos e oficinas voltadas para qualificação dos profissionais da área.
Na oportunidade, Neves convidou os jornalistas da região para participar do XI Congresso Estadual dos Jornalistas (Conejorba), onde será proposta a criação de novas diretorias regionais. Chamou a atenção ainda para o Encontro Nacional de Jornalistas de Assessoria de Imprensa (Enjai) que acontece em paralelo ao congresso, no hotel Sol Victoria Marina, em Salvador, de 16 a 19 de novembro.
Profissionais presentes também expuseram seus anseios e preocupações diante diferentes contextos e cenários para exercício da profissão. Com a proposta de mobilizar outros jornalistas dos municípios oestinos, o grupo tem a perspectiva de ampliar o raio de ações na região. O encontro foi organizado pela diretoria Oeste do Sinjorba.
Neves pontuou a necessidade de trabalho conjunto para fortalecer a mobilização e reforçar as lutas da categoria. Também conclamou a todos que estão aptos a realizar a filiação ao sindicato, destacando que todo processo pode ser realizado de forma virtual. Mais detalhes pelo link https://sinjorba.org.br/sindicalizacao/