Home Cursos Curso gratuito da UFBA capacitará jornalistas para a área de direitos humanos

Curso gratuito da UFBA capacitará jornalistas para a área de direitos humanos

Projeto tem apoio do Sinjorba, atividades serão híbridas e as inscrições vão até 7 de novembro

por Sinjorba

Estão abertas as inscrições para o curso de extensão, “Direitos Humanos em Diálogo com Jornalistas”, que objetiva capacitar jornalistas para melhor compreender e trabalhar com temas relacionados aos direitos humanos, democracia e violência. O Projeto, que tem o apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia (Sinjorba), é fruto de uma parceria entre as universidades federal e estadual da Bahia, que envolve, pela UFBA, as faculdades de Ciências Humanas, Comunicação e Direito e as pós-graduações em Ciências Sociais, Comunicação, Farmácia e Ciência Política; além do Colegiado em Ciências Sociais da UNEB.

Esta é a quarta edição do projeto, que oferece 50 vagas para profissionais de jornalismo com atuação na área. A participação poderá ser presencial ou virtual e quem concluir receberá certificado. As inscrições são gratuitas e vão até o dia 7 de novembro, quando terão início os encontros híbridos, realizados a partir do auditório da Faculdade de Comunicação, no Campus de Ondina. A capacitação será sempre às quintas-feiras, das 9h às 11h, de 9 de novembro a 7 de dezembro. Para se inscrever, acesse o site http://www.inscricaosiatex.ufba.br insira o número de relatório 11113 e a senha “direitoshumanos”.

Temas e participantes

Entre os convidados desta edição estão a pesquisadora Cristina Buarque de Hollanda (Universidade de New York), além dos jornalistas Jamil Chade (UOL), Bruno Paes Manso (NEV/USP), Cleidiana Ramos (UNEB) e Ernesto Marques (ABI). Os temas das mesas de diálogos serão “Segurança, racismo e a proteção de ‘bandidos’”; “Ditadura, democracia e memória”; “Liberdade de gênero e moralismo”; “Disputas por terra, território e territorialidade”; e “Religião e intolerância”.

Todas as mesas serão compostas por conceituados jornalistas da Bahia e do Brasil, além de pesquisadores e professores da UFBA, UNEB e do exterior, com conhecimento e trabalhos nas áreas de Sociologia, Filosofia, Ciência Política, Gênero, Comunicação e Direito.

Objetivos

Professora do Departamento de Sociologia e uma das coordenadoras do Projeto, Mariana Possas, explicou que o tema é muito necessário neste cenário atual de aumento dos ataques contra os direitos humanos. “Setores conservadores da sociedade tentam desqualificar o sentido positivo dos direitos humanos como ferramenta social emancipadora. Assim, temos como objetivos contribuir com a qualificação de jornalistas; criar canais de comunicação entre a universidade – que produz conhecimento -, e os profissionais que produzem informação e sentido sobre a realidade, contribuindo assim para a qualificação da produção da notícia, o que impactará na qualidade da discussão pública e da democracia”, afirmou Mariana.

Apoio do Sinjorba

A jornalista Fernanda Gama, vice-presidente do Sinjorba, ressalta que a proposta do projeto está em consonância com duas das bandeiras de luta do Sindicato. “Oferecer possibilidades de qualificação aos colegas, que lhes permitam melhoria da produção da notícia é uma de nossas diretrizes. Além disso, o Sinjorba entende como fundamental a compreensão sobre a importância dos direitos humanos para o fortalecimento da democracia e, também, na luta contra as frações da sociedade que tentam impor pautas reacionárias e obscurantistas”, destaca Fernanda.

 

Mais informações: https://direitoshumanosemdialogo.wordpress.com/

Inscrições: http://www.inscricaosiatex.ufba.br

Publicações Relacionadas