Home PEC do diploma Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados debate obrigatoriedade do diploma para exercício do jornalismo

Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados debate obrigatoriedade do diploma para exercício do jornalismo

por Sinjorba

A importância do curso de Comunicação para o exercício do Jornalismo será discutida pela Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados, em audiência pública, nesta quinta-feira (26). A reunião está marcada para as 14 horas, no Plenário 11 do Anexo II da Câmara, em Brasília.

O requerimento para a realização da audiência é do deputado Amaro Neto (Republicanos-ES), atendendo a solicitação da FENAJ que, juntamente com os diversos sindicatos do país, vem desenvolvendo campanha para aprovação da Proposta de Emenda à Constituição nº206, de 2012. Essa PEC visa resgatar a obrigatoriedade do diploma de nível superior, específico em Jornalismo, para o exercício da profissão no Brasil.

O presidente do Sinjorba, Moacy Neves, que está em Brasília para acompanhar a audiência, entende que a obrigatoriedade do diploma específico é uma forma de garantir qualidade na prática do jornalismo. “É preciso acabar com a banalização da concessão de registros profissionais a pessoas que não têm preparo para esse exercício”, defende o jornalista.

Decisão equivocada

Em 2009, o STF decidiu que qualquer pessoa, independentemente de formação, pode assumir as funções de jornalista. Para Amaro Neto, “O reflexo dessa decisão foi que muitas empresas passaram a contratar pessoas sem formação, sem projetar as consequências disso para a sociedade”, avalia o deputado.

O domínio das práticas jornalísticas associado ao entendimento sobre ética profissional, que são fundamentais para o exercício responsável do jornalismo, são conteúdos próprios dos cursos ministrados nas universidades. Os conhecimentos e habilidades produzidas, refletidas e articuladas na academia objetivam formar profissionais para a prestação de serviços de qualidade à sociedade.

Confira a lista de convidados para a reunião.

Com informações da Agência Câmara de Notícias

Foto: Câmara dos Deputados / Pablo Valadares

Publicações Relacionadas