Home SinjorBA Sinjorba oficia empresas sobre segurança na cobertura das eleições

Sinjorba oficia empresas sobre segurança na cobertura das eleições

por Fernanda Gama

O Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba) enviou às empresas de comunicação da Bahia um ofício solicitando que seja dada uma atenção especial à segurança dos profissionais na cobertura das eleições do domingo (02). Junto com o documento, a entidade anexou o GUIA FENAJ DE PROTEÇÃO AOS JORNALISTAS NA COBERTURA DAS ELEIÇÕES.

No ofício, o Sindicato pede que as empresas analisem as condições de segurança antes de enviar a equipe de reportagem a determinados locais, forneça equipamentos de proteção e mantenha uma linha direta que ofereça suporte aos jornalistas e demais empregados envolvidos na cobertura. E pede que seja distribuído o GUIA FENAJ a todos.

O GUIA da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) é composto por um conjunto de dicas importantes a serem observadas, que podem dar ao profissional uma maior segurança na hora do trabalho. O documento foi feito como precaução após o crescimento dos casos de violência contra profissionais em todo o país, em especial após 2018.

Além do GUIA FENAJ o Sinjorba apresenta abaixo um rol de orientações que a entidade já vem repassando aos jornalistas e às chefias de empresas para cobertura em casos de situações críticas. Confira.

Plantão

Neste domingo (02) a diretoria do Sinjorba, assistida pela assessoria jurídica, estará de plantão para orientar a categoria em caso de necessidade. A entidade abrirá uma sede virtual em sua sala, no Zoom, das 8h às 17h, para receber as denúncias, responder dúvidas e acionar assistência aos profissionais.

ORIENTAÇÕES ÀS CHEFIAS DE JORNALISMO/RECURSOS HUMANOS
– Não enviar jornalista sozinho para a cobertura;
– Enviar a equipe em automóvel que tenham a logomarca da empresa;
– Orientar o motorista a permanecer sempre perto do evento para caso seja necessário se retirar do ambiente rapidamente;
– Fornecer telefone celular para a equipe e para o motorista;
– Fornecer equipamentos de proteção individual, como máscara de gás e capacete, dependendo do grau de risco do evento;
– Se houver risco para o jornalista, determinar sua retirada imediata do local;
– Em caso de contratação de freelancer, fornecer crachá provisório com nome do veículo de comunicação e nome do jornalista.

ORIENTAÇÕES AOS JORNALISTAS
– Sempre que possível tenha alguém ao seu lado, pois quando se está filmando ou fotografando perde-se visão periférica;
– Leve equipamentos de segurança e lenço para ajudar a proteger o rosto em caso de gás lacrimogênio;
– Não ande com pouco bateria no telefone celular;
– Tenha sempre o telefone de contato da equipe que está com você, inclusive do motorista;
– Tenha em mãos o telefone de contato da sala de imprensa da PM;
– Caso ocorra qualquer problema, acione imediatamente sua chefia imediata e relate o fato;
– Se sofrer agressão ou ameaça, afaste-se do local, procure identificar quem são os agressores (apoiadores do candidato, PM, segurança) e faça Boletim de Ocorrência. Este documento é fundamental para responsabilizar os autores, documentar a agressão e dar mais elementos garantia do direito ao trabalho dos profissionais de imprensa;
– Comunique imediatamente a chefia e ao Sinjorba agressões e hostilidades para que ela avalie se há risco ou não de segurança.