Home SinjorBA Sinjorba participa de caravana em defesa dos povos indígenas

Sinjorba participa de caravana em defesa dos povos indígenas

Iniciativa da Aduneb agregou representações de entidades da Bahia e do Brasil na Costa do Descobrimento

por Fernanda Gama

Em defesa dos povos indígena, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba), por meio do diretor sindical, jornalista Rafael Lopes, participou entre os dias 15 e 17 de outubro, da I Caravana Intercultural Indígena organizada pela Aduneb e pelo CEPITI – Uneb Teixeira de Freitas. A iniciativa reuniu professoras, professores, estudantes e representantes de 24 entidades da Bahia e de outros estados em apoio ao povo Pataxó no Extremo Sul Baiano.

A caravana teve como principal objetivo denunciar e chamar a atenção de autoridades para os constantes ataques e as perseguições aos indígenas no estado. O grupo defende proteção para indígenas do território e o combate ao genocídio dos povos originários, além da posse de terra dos originários.

“Sem dúvida alguma, a caravana foi um demonstrativo de comprometimento das entidades, incluindo o Sinjorba, com a causa indígena. Nós, brasileiros e brasileiras, baianos e baianas, temos o dever de defender os povos originários. É inadmissível a constatação de que um indígena não pode votar, por exemplo”, conclui Lopes lembrando que diversas famílias indígenas do Extremo Sul do estado foram impedidas de exercer o direito ao voto.

Além das entidades mencionadas, instituições parceiras como a Defensoria Pública do Estado da Bahia, Ministério Público da União, Universidade Federal do Sul da Bahia, ANDES – Sindicato Nacional, Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, Conselho Nacional de Direitos Humanos, Associação Nacional de Ação Indigenista, Sindibancários e Associação Brasileira de Imprensa, também participaram da comitiva.