Home SinjorBA Jornalistas baianos registram queixa crime contra empresária por vídeo xenófobo

Jornalistas baianos registram queixa crime contra empresária por vídeo xenófobo

por Sinjorba

Uma profunda indignação levou os jornalistas baianos Luiz Santos e Onildo Barbosa Rodrigues a registrarem queixa crime contra a contadora e empresária Jacira Paula Revers Chiamenti, de Santa Catarina, autora de vídeo xenófobo veiculado em suas redes sociais, em que chama os nordestinos de “desgraçados que passam fome e vêm aqui vender rede na praia”.

A iniciativa, registrada na 1ª Delegacia Especializada, é um exemplo de ações práticas que precisam ser mais utilizadas, para coibir os abusos e crimes cometidos no ambiente virtual. Expressões de ódio social, como a dessa empresária, “não podem ficar impunes, é necessário coibir o seu cometimento”, afirma o advogado que representa os jornalistas, Armênio Seixas Junior.

O advogado ressalta que o crime de xenofobia, tipificado pela Lei 9.459, de 13 de maio de 1997, prevê pena de um a três anos de prisão e multa para quem praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional. A pena pode ser convertida em prestação de serviço.

Em relação à crescente xenofobia no País, o Sinjorba já havia se posicionado publicamente, em nota conjunta com a Fenaj e demais sindicatos do Nordeste.

Mau exemplo

Atitudes desequilibradas como a da empresária Jacira não são incomuns, atualmente, na medida em que o próprio presidente da República, com exemplos pessoais, encoraja posturas discriminatórias e de segregação, inclusive insuflando seus seguidores a atos de violência, como vêm ocorrendo, por exemplo, contra os jornalistas.

O advogado que representa os jornalistas afirmou que se o Estado agir com o devido rigor, “com certeza irá coibir essa conduta, para servir de exemplo também para outras pessoas e desestimular quem comete descaradamente esse tipo de crime”.

Agora é aguardar que a 1ª Delegacia Especializada encaminhe o processo para a cidade de Itapema (SC), onde reside a autora do vídeo, para que o judiciário daquele estado tome as devidas providências.

Punição

O Ministério Público do Trabalho, em Santa Catarina (MPT-SC) já se posicionou no caso, o que levou Jacira a firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o órgão, no dia 18 de outubro, por assédio eleitoral.

O TAC obriga a contadora a fazer um vídeo se desculpando e publicá-lo nas próprias redes sociais. Além disso, a publicação deve afirmar que assédio eleitoral é crime e que funcionários que se sintam coagidos a votar em determinado candidato devem denunciar o caso ao MPT.

A contadora também terá que pagar indenização de R$ 25 mil por dano moral coletivo. Parte dessa multa será usada numa campanha de conscientização, a ser veiculada em rádios da região de Itapema (SC), entre 24 e 28 de outubro.

A mulher se comprometeu, ainda, a não influenciar o voto de pessoas que procurem a empresa dela e de não demitir ou contratar funcionários em função da posição política deles. A multa para qualquer descumprimento do TAC é de R$ 40 mil.

————–

Foto: site Conectado News

Publicações Relacionadas