Home SinjorBA Sinjorba promove 6° Edição do Abril do Jornalista, com programação variada para a categoria

Sinjorba promove 6° Edição do Abril do Jornalista, com programação variada para a categoria

por Fernanda Gama

Para marcar a passagem do Dia do Jornalista, comemorado no dia 07 deste mês, o Sinjorba promove a 6ª Edição do Abril do Jornalista, com diversas atividades programadas para a categoria.

Iniciada no último dia 04, com o lançamento da Rede de Combate à Violência Contra Profissionais de Imprensa, a programação segue a partir do dia 13, com o lançamento da Comitê Baiano em Defesa da PEC do Diploma, uma festa do jornalista e do aniversário do Sinjorba, visitas às redações dos veículos de comunicação, bate-papos virtuais sobre o mundo da Comunicação e do Jornalismo, assembleia da categoria e uma sessão especial em homenagem à categoria e ao Sindicato.

Só para lembrar, além do Dia do Jornalista, o mês de abril é marcado por mais duas importantes datas para o jornalismo baiano. Em 14 de abril de 1945 foi fundada a associação que deu origem ao Sinjorba. E em 17 de abril de 1951, foi conquistada a Carta Sindical da entidade junto ao Ministério do Trabalho.

Para o presidente do Sindicato, Moacy Neves, o momento é de celebração e debate. “Vamos aproveitar a passagem do Dia do Jornalista e o Aniversário do Sinjorba para colocar nossas pautas em discussão. Diploma, nova regulamentação profissional e criação do fundo de fomento ao jornalismo com a taxação das bigh tecs são pontos basilares na reconstrução da dignidade e valorização da profissão”, explica.

O presidente do Sinjorba, que também faz parte da Diretoria Executiva da Fenaj, ainda convoca a categoria baiana para aderir à campanha nacional, promovida pela Federação, que tem como tema PEC DO DIPLOMA PARA OS JORNALISTAS SIM!. “Depois de 14 anos da decisão do STF sobre o diploma, que precarizou a profissão e pavimentou o caminho para o avanço das fake news, chegou a hora de a Câmara dos Deputados corrigir um erro histórico, devolvendo à sociedade brasileira o direito de acesso à informação de qualidade”, finaliza.

Confira abaixo a programação completa do Abril do Jornalista.

04/04 – 9h30 – Lançamento da Rede de Combate à Violência Contra Profissionais de Imprensa (na sede da ABI-BAHIA).

04/04 – Tuitaço e Instagramaço sobre a importância do diploma de Jornalismo.

05/04 – 16h – Live com Samira de Castro (Presidente da FENAJ) e José Guimarães (Deputado, líder do governo na Câmara), sobre a PEC do Diploma.

13/04 – Dia Nacional de Luta em Defesa do Diploma de Jornalismo.
– 9h30 – Lançamento do Comitê Baiano de Defesa do Diploma de Jornalismo (pelo Zoom do Sinjorba).

14/04 – 21h – Confraternização pela passagem do Dia do Jornalista e Aniversário do Sinjorba (na Sunset Music Bar, Corsário, Salvador).

17/04 a 20/04 – Visita a Brasília em Defesa do Diploma e da Nova Regulamentação Profissional.

24/04 – 9h30 – Assembleia Geral dos Jornalistas, no auditório do SINDAE (Barris – Salvador).

25/04 – 10h – Sessão Especial na Câmara de Vereadores de Salvador, a pedido do vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), em comemoração ao Dia do Jornalista e 72 anos do Sinjorba.

26/04 – 9h30 – Instalação do GT “70 anos de Organização e Lutas dos Jornalistas Baianos” (pelo Zoom do Sinjorba).
18h às 22h – Jantar em homenagem ao ABRIL DO JORNALISTA, promovido pelo Sindsefaz, no Clube Espanhol.

27/04 – 15h30 – Evento ECONOMIA E SUSTENTABILIDADE: A COMUNICAÇÃO COM O FUTURO, em parceria com a ABAF, FIEB e FAEB.
18h – Coquetel em Homenagem ao ABRIL DO JORNALISTA, oferecido pela ABAF, FIEB e FAEB.

28/04 – 10h – Mesa Redonda OS DESAFIOS DO JORNALISMO PROFISSIONAL (UFRB, Cachoeira).