Home SinjorBA Sinjorba promove série de lives no Março Mulher 2022

Sinjorba promove série de lives no Março Mulher 2022

Em respeito às restrições impostas pela Covid-19, a 3ª Jornada de Mulheres do Sindicato dos Jornalistas da Bahia acontece em formato virtual a partir desta quinta-feira, dia 3

por Fernanda Gama

Como as jornalistas baianas estão vivenciando o mercado de trabalho nos últimos anos? Para discutir essa questão e marcar o Dia Internacional da Mulher (8 de Março), o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado da Bahia (Sinjorba), por meio da Comissão da Mulher, promove entre os dias 3 e 8 de março, a 3ª Jornada de Mulheres, uma programação especial sobre o Trabalho Decente no Jornalismo.  Em respeito ao distanciamento social decorrente da Covid-19, pelo segundo ano consecutivo as atividades obedecerão ao formato virtual.  Serão realizadas lives com profissionais que foram vítimas do etarismo (discriminação contra pessoas ou grupo baseada na idade), do assédio e violência, da desigualdade salarial, entre outras experiências negativas no exercício da profissão.

“Mais uma vez, a pandemia da COVID -19 nos impossibilitou de realizar atividades presenciais para celebrar a data como realmente gostaríamos. Porém, nada impede de continuarmos mobilizadas para discutir temas que precisam ficar sempre na ordem do dia, a fim de que possamos dar um basta, denunciando, buscando providências, exigindo respeito”, afirma a coordenadora da comissão, Isabel Santos.

A live Trabalho Decente encerra a programação no dia 8 e tem como convidada a presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Maria José Braga. Ela vai apresentar os resultados de pesquisa realizada com a categoria em todo o País e falar sobre providências que a Comissão de Mulheres da entidade pretende adotar.

Também convidadas, participam da série de bate-papos virtuais a representante do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Ana Georgina Dias, e as jornalistas Anna Valéria – que trabalhou por quase 40 anos em emissoras afiliadas à Rede Globo na Bahia – e Driele Veiga, repórter da TV Aratu e youtubber.

Para a vice-presidente do Sinjorba, Fernanda Gama, a discussão sobre os problemas enfrentados pelas jornalistas no exercício da profissão é necessária. “É um desafio promover a 3º Jornada de Mulheres mais uma vez de forma virtual. Mas trouxemos temas importantes para serem discutidos, com convidadas que podem dividir suas experiências e enriquecer esse debate tão necessário, que é o mercado de trabalho e nossa luta constante, como mulher e jornalista, por igualdade de oportunidades”, finaliza Fernanda.

 

Confira a programação completa

03 de março, 19h30

Tema – Etarismo

Convidada – Anna Valéria (Mediação: Jaciara Santos)

 

04 de março, 19h30

Tema – Igualdade Salarial

Convidada – Ana Georgina Dias, supervisora técnica do Dieese (Mediação: Gabriela de Paula)

 

07 de março, 19h30

Tema – Assédio e Violência contra Jornalistas

Convidada – Driele Veiga (Mediação: Regina Ferreira)

 

08 de março, 19h30

Tema – Trabalho Decente e sem Violência para as Jornalistas

Convidada – Maria José Braga, presidente da Fenaj (Mediação: Fernanda Gama)